A batalha no Twitter, principal palco do debate político nas rede, refletiu o resultado das urnas e Lula (PT) chegou ao dia da votação, neste domingo (30), com domínio total nos 3.445.339 tuites analisados pelo Datafórum com os termos @lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, @plnacional_.
A comunidade de apoiadores de Lula dominou o debate e chegou a 67% das interações. O debate começou com as denúncias de coação promovida pela PRF de Bolsonaro a eleitores, principalmente no Nordeste e terminou com a comemoração da vitória na Avenida Paulista.
Te podría interesar
Durante o dia, os lulistas focaram nas denúncias de blitz ilegais promovidos pelos policiais rodoviários e outras forças de segurança em várias partes do país.
A medida que o tempo avançava e a apuração chegou, a apreensão deu espaço para a explosão de alegria com a comemoração do resultado das urnas.
Te podría interesar
Já os apoiadores de Bolsonaro foram encolhendo durante o dia e, ao final, atingiu apenas 16% das interações. Muitos destaques para os resultados internacionais que, segundo os bolsonaristas, seriam prenúncio de virada de Bolsonaro. O apoio de Trump foi destacado e Bolsonaro também postou passagem da Bíblia.
Bolsonaro ainda apareceu ao lado de jogadores do Flamengo e foi colocado como pessoa caridosa em postagem em que supostamente dá suporte à militante que teria passado mal em uma manifestação.
Outros 5% formaram uma comunidade de "isentos". Nessa comunidade tivemos personagens como Danilo Gentilli e outros ex-apoiadores de Bolsonaro e Sergio Moro criticando a vitória de Lula e, numa tentativa de demonstrar isenção, também criticam Bolsonaro.
A comunidade conta também com perfis satíricos que apostam em se mostrar isentos e distantes de questões políticas.