Levantamento DataFórum desta segunda-feira (17) mostra que a declaração de Bolsonaro (PL), que ao encontrar com venezuelanas menores de idade teria “pintado o clima” se tornou um dos principais assuntos do Twitter e colocou o bolsonarismo na defensiva.
Com a divulgação do vídeo, a declaração de Bolsonaro foi associada ao crime de pedofilia, pois, as garotas venezuelanas são menores de idade.
Além disso, a declaração de Bolsonaro que insinua que as meninas venezuelanas fossem prostitutas também gerou forte onda de rejeição, pois, foi verificado posteriormente que as meninas não são garotas de programa e que estavam arrumadas por conta de um evento social. A comunidade pró-Lula teve 61% das menções no Twitter.
Diante da alta rejeição com o vídeo "pintou o clima", o bolsonarismo e o próprio presidente Bolsonaro foram colocados na defensiva. E, de maneira surpreendente, vitimizaram e afirmaram ser alvos de fake news. A comunidade pró-Bolsonaro obteve 34% das citações no Twitter.
Foram analisados 2.985.177 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_
Comunidade lulista repercuti vídeo do "pintou o clima" de Bolsonaro
O grande destaque da comunidade de incentivadores da campanha de Lula foi o vídeo em que Bolsonaro afirma que "pintou um clima" entre ele e meninas menores de idade.
Vários comentaristas apoiadores do petista destacam a perversidade do atual mandatário e prováveis crimes que ele cometeu. O apoio do Goleiro Bruno ao Bolsonaro foi comemorado na comunidade pró-Lula, que usou o assunto para atacar o Presidente.
Bolsonaristas se dizem vítima de fake news
O agrupamento formado por bolsonaristas combateu o que eles chamam de fake news e manipulação da fala de Bolsonaro sobre as meninas venezuelanas. Damares Alves apareceu entre os destaques nesta pauta, afirmando que ela e Bolsonaro irão acabar com a pedofilia.
Também foi tema de mais de um dos destaques uma pesquisa de opinião que coloca Bolsonaro à frente de Lula no Segundo Turno.
Cultura de Rede critica postura de Bolsonaro com meninas venezuelanas
A comunidade de cultura de Rede teve forte inclinação anti-Bolsonarista e elementos pró-Lula, mas teve entre os destaques um personagem que é desafeto de Lula e hoje se coloca no campo oposto também do bolsonarismo, Danilo Gentilli.
Foi uma comunidade caracterizada por tiradas de bom humor, memes e sacadas típicas da cultura de redes digitais. Bolsonaro é ridicularizado por vários destaques, com respingos da polêmica sobre a fala pedófila do atual mandatário.