Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra que o balão que pegou fogo e caiu, deixando 8 mortos em Praia Grande, extremo sul de Santa Catarina, na manhã deste sábado (21) já apresentava problemas durante a decolagem.
VEJA VÍDEOS:
CENAS FORTES: Pessoa se pendura e se joga de balão pegando fogo; mortos chegam a 8, diz governo
Balão com 21 pessoas pega fogo e cai em SC; bombeiros confirmam ao menos 4 mortes
Te podría interesar
O vídeo mostra as pessoas dentro do cesto, enquanto a equipe tenta encher o balão com ar quente. O piloto, que ainda não foi identificado, teria alertado que o objeto inflável aparentava problemas.
Mesmo assim, o balão subiu com 21 pessoas dentro. Segundo o policial civil Tiago Luiz Lemos, o piloto teria dito aos investigadores que uma chama iniciou no cesto, vindo de um maçarico usado no balão de ar quente.
Te podría interesar
"Ele ordenou para que as pessoas pulassem dos cestos segundo relatos do piloto, que é um dos sobreviventes", contou.
O piloto teria conseguido baixar o balão e pediu que as pessoas pulassem. Além dele, outros 12 conseguiram pular, mas o balão ficou mais leve e voltou a subir, levando os outros 8 passageiros que fariam o voo.
"Acabou iniciando uma chama no interior do cesto então ele começou a baixar o balão, quando o balão estava bem próximo ao solo ele ordenou para que as pessoas pulassem do cesto. Então, elas começaram a pular, algumas não conseguiram. O balão acabou subindo e elas acabaram caindo depois", emendou.
Quando as chamas se alastraram, duas pessoas se penduraram e pularam, caindo em uma região de pedras, segundo testemunhas. Em seguida, o fogo rompeu a corda e o cesto despencou com os demais que ainda estavam no balão.
Pelas redes, o presidente Lula expressou solidariedade às famílias das vítimas da tragédia.
"Quero expressar minha solidariedade às famílias das vítimas do acidente ocorrido com um balão na manhã deste sábado em Santa Catarina. E colocar o Governo Federal à disposição das vítimas e das forças estaduais e municipais que atuam no resgate e no atendimento aos sobreviventes", escreveu.
Pessoas se jogando
Uma testemunha relatou em áudio o que encontrou após a queda do balão com 21 pessoas em Praia Grande.
O relato foi divulgado pelo Jornal Razão e narra a tragédia ocorrida nos céus de Praia Grande, cidade que fica na divisa com o Rio Grande do Sul e é conhecida pelo turismo com balões sobre os cânions.
"O meu pai estava lá do lado de fora e ele começou a falar tem um balão pegando fogo e a gente achou que era brincadeira e quando a gente foi lá para fora o balão estava a poucos metros da casa da vó ali e pegando fogo", inicia a testemunha.
Em seguida, ela diz que duas pessoas se jogaram antes do cesto cair com os outros 20 que participavam do voo.
"A gente viu duas pessoas caírem pegando fogo lá de cima. E, logo depois, a cestinha se rompeu e o balão caiu. Aí, eu e a minha irmã saímos correndo fomos lá ver", segue.
"Pelo que nós vimos, tinham duas pessoas, dois sobreviventes: uma mulher que estava cheia de lama, toda suja, em estado de choque. E um homem com ela estava mancando. Pelo que a gente viu, no pasto do lado, onde ficavam os cavalos, tinha dois corpos e o balão estava adentrado assim na mata a gente conseguiu ver a parte pegando fogo", contou ainda a mulher, que foi retirada do local pelo resgate.
"Pelo que nós vimos, tinha umas 20 pessoas a bordo. E pelo que o outro moço do balão falou não era dia de voar porque estava muito vento. Relataram que antes de cair e pegar fogo ali, duas mulheres também saltaram. Elas estavam caídas em umas rochas que tinha aqui".
8 mortos e 13 sobreviventes
Às 10h59, o governador Jorginho Mello (PL-SC) atualizou o número de vítimas nas redes sociais. Segundo ele, haviam 21 pessoas a bordo - os bombeiros haviam informado que eram 22 - com 8 vítimas fatais e 13 sobreviventes.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram pessoas se pendurando e se jogando antes do fogo romper o cesto, que caiu.
A cidade de Praia Grande fica na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul e é conhecida pelos passeios de balões sobre cânions da região. Em 2023, ao menos dois acidentes envolvendo balões e ar quente foram registrados em Praia Grande. Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas, mas não houve mortes.