Após uma série de denúncias, a Cobasi confirmou que todos os animais da filial localizada no shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, morreram afogados. Inicialmente, a empresa afirmou que não foi possível realizar o resgate dos bichos com segurança.
No entanto, após o comunicado da Cobasi, várias pessoas começaram a fazer denúncias anônimas que contradiziam a afirmação da empresa e afirmavam que, sim, havia sido oferecida ajuda para o resgate dos animais.
Te podría interesar
Posteriormente, a direção do Shopping Praia de Belas também informou, por meio de comunicado, que foi oferecido todo tipo de suporte para que os animais fossem resgatados e que a Cobasi foi alertada de que a enchente seria grave.
Computadores foram protegidos
A partir das denúncias, a Polícia Civil entrou em campo e iniciou uma investigação do caso. Em entrevista ao UOL, a delegada Samieh Saleh revelou que os computadores foram guardados no mezanino para evitar que fossem danificados pela água, enquanto os animais foram abandonados no subsolo.
Te podría interesar
"Identificamos que os computadores, CPUs que estavam nos caixas no subsolo foram retirados e colocados no mezanino. Eles tiveram esse cuidado em retirar os eletrônicos, mas os animais ficaram embaixo", revelou a delegada Samieh Saleh, que, acompanhada de agentes do Ibama, do Comando Ambiental da Brigada Militar e do Instituto Geral de Perícias (IGP), constatou tal cenário.
Até o momento, foram encontrados 38 corpos entre peixes, aves e roedores. No entanto, o número pode ser maior. A Polícia Civil vai continuar a investigação, que já tomou depoimentos da gerência da loja e de representantes do Shopping Praia de Belas.
A Cobasi ainda não se pronunciou a respeito das novas informações reveladas pela investigação.
Cobasi: entenda o caso
A Cobasi foi alertada sobre o risco de "alagamento severo" e "toda assistência necessária para acessar o local" e resgatar os animais foi oferecida, revelou a direção do Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre.
Nesta sexta-feira (17), a direção da Cobasi afirmou, por meio de uma nota, que não foi possível acessar "com segurança a loja" e, dessa maneira, os animais que estavam nas dependências da loja ficaram para trás e morreram todos afogados.
"O Praia de Belas esclarece que comunicou o lojista em relação ao risco de alagamento severo da loja e ofereceu toda a assistência necessária para o acesso ao local", declarou em nota o shopping. A declaração contradiz a explicação dada pela Cobasi para a morte dos animais.
Com a divulgação do caso, a Polícia Civil iniciou uma apuração para levantar responsabilidades sobre o ocorrido. A partir da próxima segunda-feira (20), os funcionários irão prestar depoimento e serão realizadas diligências.
Entenda o caso
Após surgirem uma série de denúncias nas redes sociais de que a loja da rede Cobasi, localizada em um shopping de Porto Alegre (RS), no bairro Praia de Belas, tinha abandonado os animais na loja e que estes teriam morrido afogados, a rede confirmou a tragédia.
LEIA TAMBÉM:
Cobasi: donos doaram para Carla Zambelli e Tomé Abduch; saiba quem são
Em comunicado divulgado à imprensa, a Cobasi afirma que os funcionários da loja em questão tiveram que evacuar "de forma emergencial, seguindo as orientações locais". Ainda segundo a empresa, "foi garantido que os animais estivessem seguros e com o necessário para a sobrevivência até o retorno dos colaboradores, que considerávamos ser breve".
"Mas a tragédia foi sem precedentes e, apesar das tentativas constantes da empresa nos últimos dias, não foi possível o acesso seguro à loja devido ao nível da água", continua a nota da rede.
Posteriormente, o comunicado da Cobasi confirma a morte de todos os animais que estavam na loja. "É com pesar que a Cobasi comunica a perda das vidas dos animais que estavam no local. A empresa seguirá atuando com as ONGs de proteção animal, da região e de todo país, para salvar as vidas que pudermos enquanto lamentamos aquelas que não pudemos salvar."
Porém, após a divulgação da nota da Cobasi, onde afirmam que não foi possível retornar de maneira segura para resgatar os animais, relatos anônimos de trabalhadores do shopping desmentem o comunicado e afirmam que foi autorizado à gerência da loja retornar ao estabelecimento para salvar os animais.
"Eu trabalho no shopping Praia de Belas e que sim, a gerente da Cobasi foi autorizada a entrar e salvar os animais, mas não quis. Preferiram acreditar que a água não subiria ao ponto de matar todos os animais, mas o shopping autorizou a entrada e avisou que subiria. Não resgataram porque não quiseram! Morreram todos os animais por negligência", diz uma testemunha.
A empresa não soube informar o número de animais que estava na loja. Confira abaixo a íntegra da nota da Cobasi:
"A loja Cobasi Praia de Belas teve de ser deixada de forma emergencial, seguindo as orientações das autoridades locais. Foi garantido que os animais estivessem seguros e com o necessário para a sobrevivência ate o retorno dos colaboradores que considerávamos ser breve. Mas a tragédia foi sem precedentes e, apesar das tentativas constantes da empresa nos últimos dias, não foi possível o acesso seguro à loja devido o nível da água. É com pesar que a Cobasi comunica a perda das vidas dos animais que estavam no local. A empresa seguirá atuando com as ONGs de proteção animal, da região e de todo o país, para salvar as vidas que pudermos, enquanto lamentamos aquelas que não pudemos salvar."