TRAGÉDIA

Cobasi foi alertada sobre “alagamento severo” e ajuda foi oferecida para resgatar animais

A filial da rede de pets em shopping de Porto Alegre evacuou a loja, mas deixou os animais para trás, que morreram afogados

Cobasi foi alertada sobre “alagamento severo” e ajuda foi oferecida para resgatar animais.Créditos: Reprodução redes sociais
Escrito en BRASIL el

A Cobasi foi alertada sobre o risco de "alagamento severo" e "toda assistência necessária para acessar o local" e resgatar os animais foi oferecida, revelou a direção do Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre.

Nesta sexta-feira (17), a direção da Cobasi afirmou, por meio de uma nota, que não foi possível acessar "com segurança a loja" e, dessa maneira, os animais que estavam nas dependências da loja ficaram para trás e morreram todos afogados.

"O Praia de Belas esclarece que comunicou o lojista em relação ao risco de alagamento severo da loja e ofereceu toda a assistência necessária para o acesso ao local", declarou em nota o shopping. A declaração contradiz a explicação dada pela Cobasi para a morte dos animais.

Com a divulgação do caso, a Polícia Civil iniciou uma apuração para levantar responsabilidades sobre o ocorrido. A partir da próxima segunda-feira (20), os funcionários irão prestar depoimento e serão realizadas diligências.

Entenda o caso 

Após surgirem uma série de denúncias nas redes sociais de que a loja da rede Cobasi, localizada em um shopping de Porto Alegre (RS), no bairro Praia de Belas, tinha abandonado os animais na loja e que estes teriam morrido afogados, a rede confirmou a tragédia.

LEIA TAMBÉM:
Cobasi: donos doaram para Carla Zambelli e Tomé Abduch; saiba quem são

Em comunicado divulgado à imprensa, a Cobasi afirma que os funcionários da loja em questão tiveram que evacuar "de forma emergencial, seguindo as orientações locais". Ainda segundo a empresa, "foi garantido que os animais estivessem seguros e com o necessário para a sobrevivência até o retorno dos colaboradores, que considerávamos ser breve".

"Mas a tragédia foi sem precedentes e, apesar das tentativas constantes da empresa nos últimos dias, não foi possível o acesso seguro à loja devido ao nível da água", continua a nota da rede.

Posteriormente, o comunicado da Cobasi confirma a morte de todos os animais que estavam na loja. "É com pesar que a Cobasi comunica a perda das vidas dos animais que estavam no local. A empresa seguirá atuando com as ONGs de proteção animal, da região e de todo país, para salvar as vidas que pudermos enquanto lamentamos aquelas que não pudemos salvar."

Porém, após a divulgação da nota da Cobasi, onde afirmam que não foi possível retornar de maneira segura para resgatar os animais, relatos anônimos de trabalhadores do shopping desmentem o comunicado e afirmam que foi autorizado à gerência da loja retornar ao estabelecimento para salvar os animais.

"Eu trabalho no shopping Praia de Belas e que sim, a gerente da Cobasi foi autorizada a entrar e salvar os animais, mas não quis. Preferiram acreditar que a água não subiria ao ponto de matar todos os animais, mas o shopping autorizou a entrada e avisou que subiria. Não resgataram porque não quiseram! Morreram todos os animais por negligência", diz uma testemunha.

 

 

A empresa não soube informar o número de animais que estava na loja. Confira abaixo a íntegra da nota da Cobasi: 


"A loja Cobasi Praia de Belas teve de ser deixada de forma emergencial, seguindo as orientações das autoridades locais. Foi garantido que os animais estivessem seguros e com o necessário para a sobrevivência ate o retorno dos colaboradores que considerávamos ser breve. Mas a tragédia foi sem precedentes e, apesar das tentativas constantes da empresa nos últimos dias, não foi possível o acesso seguro à loja devido o nível da água. É com pesar que a Cobasi comunica a perda das vidas dos animais que estavam no local. A empresa seguirá atuando com as ONGs de proteção animal, da região e de todo o país, para salvar as vidas que pudermos, enquanto lamentamos aquelas que não pudemos salvar."