Foi registrada a passagem de um meteoro ‘Super Bólido’ sobre a cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul, na madrugada desta segunda-feira (28) pelo Observatório Heller & Jung, localizado em Taquara, na região metropolitana de Porto Alegre.
Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar
Te podría interesar
Os meteoros são classificados pelos astrônomos entre “bolas de fogo”, que aparecem aos olhos humanos como esferas grandes e brilhantes, e “bólidos”, que não se assemelham a uma bola de fogo mas são bastante luminosos, deixam rastros de luz e podem explodir rapidamente. O super bólido flagrado em Erechim, como o nome já diz, pôde ser visto por alguns segundos e deixou um enorme rastro de luz no céu gaúcho.
Foi o maior meteoro bólido registrado pelo Observatório Heller & Jung desde outubro de 2020. O meteoro entrou na atmosfera de Erechim a 125 km de altitude e duração de 18 segundos. A magnitude do fenômeno, que mede sua luminosidade, foi de -12. O índice é medido entre -27 e +30, sendo -27 o padrão de luminosidade do Sol.
Segundo os astrônomos, o Super Bólido faz parte da chamada “November eta Virginids”, uma chuva de meteoros que está passando próxima da Terra neste mês. Neste ano, um outro bólido passou pelo céu do Rio Grande do Sul em outubro passado, sobre Capão da Canoa, no litoral norte do Estado. A magnitude dele foi de -9, ou seja, um pouco menos luminoso do que o desta madrugada. A região é frequentemente palco da passagem de meteoros.
*Com informações do G1.