TRAGÉDIA

O que se sabe sobre acidente com ônibus universitário que deixou 12 mortos em SP

Colisão entre ônibus e caminhão aconteceu na região de Ribeirão Preto; 19 pessoas ficaram feridas

Ônibus envolvido no acidente.Créditos: Reprodução/TV Globo
Escrito en BRASIL el

Um ônibus universitário colidiu com um caminhão na Rodovia Waldir Canevari, região de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, na noite desta quinta-feira (12), e deixou 12 mortos e 19 feridos. O ônibus transportava estudantes da Universidade de Franca (Unifran) para São Joaquim da Barra.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por volta das 22h55 e o trabalho de resgate foi concluído às 4h, em cooperação com a Polícia Militar. O motorista do caminhão, identificado como  Evandro Rogério Leite, de 51 anos, foi preso em flagrante por homicídio, lesão corporal e omissão de socorro.

Os 19 feridos foram levados para o pronto-socorro do Hospital Santa Casa de São Joaquim da Barra, que informou que 12 pessoas tiveram ferimentos leves. Já as vítimas fatais foram identificadas pelo Instituto Médico Legal (IML) e liberadas para as famílias. 

Por volta das 9 horas desta sexta-feira (21), pelo menos 15 pessoas já haviam sido liberadas. Outras quatro continuavam internadas, dentre elas os dois motoristas. 

Causa da tragédia

As causas da tragédia ainda estão sendo investigadas, mas a principal informação é de que o caminhão perdeu o controle após sair da pista e tentar retornar. "O ônibus com os estudantes voltava de Franca com destino a São Joaquim da Barra. No sentido contrário, trafegava o caminhão. Esse caminhão derivou à esquerda e invadiu a pista que o ônibus trafegava", informou o delegado da Polícia Civil, João Bastitussi Neto.

À polícia, o motorista do veículo afirmou que não ingeriu bebidas alcoólicas, não tinha dormido e nem estava correndo no momento do acidente. A polícia disse que ele tentou fugir do local, no entanto os advogados defendem que ele somente estava esperando o socorro em um lugar distante do acidente.   

O motorista também destaca que a culpa do acidente seria de um desnível na pista. "Eu vinha vindo, passei e me perdi no buraco ali, saí fora [da pista]. Passei na valeta, deu aquela tremida, voltei de uma vez com o caminhão e peguei o ônibus que vinha vindo. Estava entre 40 e 60 km/h", disse Evandro, em vídeo divulgado pela polícia.

Um dos estudantes sobreviventes relatou que o motorista do ônibus conseguiu evitar um acidente ainda "mais fatal". Ele conta, em entrevista à Band, que estava ao lado do motorista quando a colisão aconteceu. 

“Eu levantei para conversar com o motorista e fiquei segurando no corrimão e nas escadas. Nisso, eu vi só o caminhão jogando para cima da gente e só consegui segurar no corrimão e segurar o meu corpo para não correr o risco de quebrar o pescoço. Eu vi os estilhaços no meu rosto”, disse Lucas Bonfim, de 19 anos.

“O motorista nos ajudou bastante, porque ele ainda conseguiu jogar o ônibus para o lado. Se ele não tivesse jogado para o lado, teríamos um acidente mais fatal”, completou o estudante.

Quem são as vítimas fatais

Informações sobre o perfil das vítimas fatais foram divulgadas nesta sexta-feira (21). Todas eram estudantes da Universidade de Franca (Unifran) e moravam em São Joaquim da Barra. Elas estavam sentadas na lateral do ônibus que colidiu com o caminhão e sofreram o maior impacto. 

  1. Caio Felizardo da Silva, 26 anos (estudante de psicologia)

  2. Flávia Mendes dos Santos, 24 anos (estudante de química)

  3. Hugo dos Santos Aliberte Dias, 19 anos (estudante análise de sistemas) 

  4. João Pedro de Oliveira dos Reis, 19 anos (estudante de arquitetura)

  5. Juliana Neves Hespanhol, 20 anos (estudante de administração)

  6. Lívia Tavares Luiz, 23 anos (estudante de enfermagem)

  7. Mariana Anastácio de Oliveira (estudante de biomedicina)

  8. Matheus Jesus Eugênio dos Santos, 19 anos (estudante de engenharia elétrica)

  9. Otávio Costa Oliveira, 18 anos (estudante de ciência da computação)

  10. Pedro Henrique Souza Saraiva, 17 anos (estudante de computação)

  11. Raquel Laila Caldeira, 21 anos (estudante de administração)

  12. Vinicius Nascimento dos Santos, 18 anos (estudante de administração).

A Universidade de Franca prestou solidariedade aos alunos e familiares e decretou luto oficial de três dias, com a suspensão das aulas nesta sexta-feira (21). A atlética da universidade também realizou uma postagem lamentando o acidente e convidou a comunidade universitária para um momento de oração na próxima segunda-feira (24).

A Prefeitura de São Joaquim da Barra e o Governo do Estado de São Paulo também decretaram luto oficial de três dias pela morte dos estudantes.

Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar