ELEIÇÕES 2024

Quaest em BH tem Mauro Tramonte na liderança, com Fuad Noman e Bruno Engler crescendo

Apresentador oscila três pontos para baixo enquanto adversários mais próximos sobrem além da margem de erro; confira os números

Mauro Tramonte (Republicanos) tem vantagem menor em relação ao último levantamento da QuaestCréditos: Guilherme Bergamini/ALMG
Escrito en BRASIL el

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (11) traz o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) liderando mais uma vez a disputa pela prefeitura de Belo Horizonte (MG). Desta vez, no entanto, a diferença para seus perseguidores mais próximos diminuiu.

Tramonte tem 27% das intenções de voto, seguido pelo atual prefeito, Fuad Noman (PSD), com 20%, e pelo deputado estadual Bruno Engler (PL), com 16%. Os dois estão em situação de empate técnico, já que a margem de erro o levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Em relação à sondagem anterior, divulgada pela Quaest em 28 de agosto, o candidato do Republicanos oscilou negativamente três pontos, enquanto o prefeito subiu 11 pontos e o candidato do PL cresceu quatro pontos.

Na sequência vem a deputada federal Duda Salabert (PDT), com 11%, uma oscilação negativa de um ponto em relação à pesquisa anterior. O também deputado federal Rogério Correia (PT) vem em seguida, com 5, tendo oscilado negativamente um ponto.

O senador Carlos Viana (Podemos) é o quinto, com 4%, e o vereador Gabriel (MDB) obtém 3%. Wanderson Rocha (PSTU) alcançou 1%, Indira Xavier (UP) e Lourdes Francisco (PCO) não pontuaram. Os indecisos são 7%, e votos em branco, nulos ou eleitores que afirmaram que não vão votar totalizam 6%.

Pesquisa espontânea

Na sondagem espontânea, quando não são mencionados os nomes dos candidatos, Fuad Noman lidera numericamente com 13%, um crescimento de dez pontos percentuais em relação à última pesquisa.

Bruno Engler cresceu de 6% para 11%, vindo em seguida Mauro Tramonte que foi de 5% para 10%. Duda Salabert manteve os mesmos 5% do último levantamento, o mesmo acontecendo com Rogério Correia, que permaneceu com 2%. Carlos Viana também manteve 1%, assim como Gabriel. Os indecisos são 55% (anteriormente eram 73%) Votos em branco e nulos somam 2%.

A pesquisa Quaest foi contratada pela TV Globo e ouviu 1.002 pessoas entre 8 e 10 de setembro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo MG-08280/2024.