ALERTA

SP: Quase todo o estado terá risco máximo de incêndios nos próximos dias

Alerta foi feito pela Defesa Civil; o dia 1° de setembro será o mais crítico

Risco de incêndio em São Paulo.Créditos: Paulo Pinto/Agência Brasil e Defesa Civil de SP
Escrito en BRASIL el

A Defesa Civil de São Paulo apontou que quase todo o estado está sob alerta de risco máximo para incêndios nos próximos dias. A possibilidade de fogo começa a aumentar já a partir desta quarta-feira (28). 

De acordo com o mapa disponibilizado no site da Defesa Civil, a projeção do risco de incêndios está dividida em quatro níveis: baixo, alto, alerta e emergência. Nesta quarta, as regiões de Barreto, Franca, Ribeirão Preto e Araçatuba já estão sob o nível de "emergência".

No decorrer dos dias, a projeção chega nas regiões de Andradina e Presidente Prudente, na quinta-feira (29), e em Assis, na sexta-feira (30).

Já no final de semana, Bauru e Piracicaba também ficam sob o nível de emergência e, no domingo (1°), o risco de queimadas atinge seu pico, dominando praticamente todas as regiões. As demais áreas se dividem entre os outros três graus. Confira as projeções pelo site da Defesa Civil.

Defesa Civil afirma que ação humana causou 99,9% dos incêndios

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, afirmou, nesta segunda-feira (26), que 99,9% dos incêndios que ocorreram no final de semana em São Paulo foram provocados pela ação humana. 

Em coletiva de imprensa, Wolff comentou sobre os 31 inquéritos abertos pela Polícia Federal (PF) para apurar a conduta criminosa nos incêndios após o presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, afirmar que praticamente todos os incêndios registrados são criminosos.

"O que se tem nesse momento é que não houve raio nem acidente de torre que justificasse esses incêndio. 99,9% deles foi atividade humana, o ser humano que por algum motivo acha que o fogo resolve o problema dele, mas ele não ideia de que isso pode perder o controle", disse Wolff.

LEIA MAIS: Ação humana causou 99,9% dos incêndios em SP, diz Defesa Civil

Incêndios urgiram de forma simultânea e 80% em áreas agropecuárias

Uma análise inédita do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), divulgada nesta terça-feira (27), apontou que 81,29% dos 2,6 mil focos de incêndio em São Paulo entre quinta (22) e sábado (24) estavam localizados em áreas de uso agropecuário, principalmente de plantação de cana de açúcar e de pastagem.

Além disso, o estudo também mostrou que os focos surgiram quase que simultaneamente, dentro de um intervalo de apenas 90 minutos. O caso chamou a atenção pelo estado ter registrado, em apenas um dia, 23, mais focos de calor do que a Amazônia inteira.

Para os pesquisadores, esses dados reforçam a suspeita de que os incêndios foram planejados, assim como no "Dia do Fogo", quando produtores rurais realizaram uma série de incêndios criminosos na Amazônia.

LEIA MAIS: Incêndios em SP surgiram de forma simultânea e 80% em áreas agropecuárias

Incêndios são todos criminosos, diz Ibama

Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), afirmou no último domingo (25) que praticamente todos os incêndios registrados em vários estados brasileiros, com centenas de focos, são criminosos. A autoridade ambiental federal explicou que são muito raros os casos de focos espontâneos, mesmo aqueles provocados por acidentes, e que tal volume de ocorrências, inclusive as registradas por todo o território paulista, são provocados propositalmente, até porque eles vêm acontecendo na mesma hora. A Polícia Federal foi acionada pelo órgão para investigar os eventos.

“Quase todo incêndio no Brasil é criminoso. Não temos incêndio espontâneo e são raros os casos de acidente, como um caminhão que pegou fogo, ou uma queda de um cabo de alta tensão. Em São Paulo, há uma desconfiança de que tudo foi organizado, pois os focos aconteceram praticamente no mesmo horário”, declarou o presidente do Ibama ao diário carioca O Globo.

LEIA MAIS: Ibama diz que incêndios são todos criminosos e aciona PF; Polícia de SP prende 2