ELEIÇÕES 2024

Quaest em BH: Tramonte lidera, com cinco candidatos empatados em 2º lugar

Duda Salabert (PDT), Bruno Engler (PL), Fuad Noman (PSD), Carlos Viana (Podemos) e Rogério Correia (PT) têm disputa acirrada por vaga no segundo turno

Capital mineira tem apresentador e deputado estadual na liderança, com cinco empatados em seguidaCréditos: Marcus Desimoni/Portal da Copa/Wikimedia Commons
Escrito en BRASIL el

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (28) sobre a disputa pela prefeitura de Belo Horizonte (MG) traz o apresentador e deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) na liderança de intenções de voto, com 30%.

Na sequência, aparecem a deputada federal Duda Salabert (PDT) e o deputado estadual Bruno Engler (PL), com 12% cada. O prefeito Fuad Noman (PSD) tem 9%, o senador Carlos Viana (Podemos), 8%, e o deputado federal Rogério Correia (PT) alcança 6%. Como a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os cinco estão em situação de empate técnico.

Gabriel (MDB) tem 2%, enquanto Wanderson Rocha (PSTU) e Indira Xavier (UP) registram 1% cada. Lourdes Francisco (PCO) não pontuou na pesquisa, e os indecisos somam 10%, com 9% dos entrevistados dizendo que pretendem votar em branco, anular o voto ou que não irão votar.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Bruno Engler e Mauro Tramonte aparecem com 6% das intenções de voto cada um, seguidos por Duda Salabert, com 5%; Fuad Noman, 3%; Rogério Correia, 2%, e Gabriel e Carlos Viana com 1% cada. Além disso, 3% afirmaram que pretendem votar em branco, anular o voto ou que não irão votar. O índice de indecisos é elevado, chegando a 73%.

Avaliação de Fuad Noman, segundo a Quaest

O governo do atual prefeito Fuad Noman, candidato à reeleição, é avaliado como positivo por 27% dos eleitores da capital mineira, considerado regular por 37% e 20% tem uma avaliação negativa sobre a gestão. Segundo a pesquisa, 16% não sabem ou não responderam.

A Quaest ouviu 1.002 eleitores entre os dias 25 e 27 de agosto por meio de entrevistas pessoais, domiciliares e presenciais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo MG-09915/2024.