TEMPORAL NO SUDESTE

RJ e ES: Enchentes e deslizamentos causados pelas chuvas deixam 12 mortos

Mais de 1,2 mil pessoas ficaram desalojadas em cidades capixabas do sul; bombeiros seguem procurando por vítimas na Região Serrana

Temporal que atingiu o Espírito Santo também provocou estragos na cidade de Mimoso do Sul.Créditos: Reprodução de vídeo
Escrito en BRASIL el

O temporal que atinge a região Sudeste desde sexta-feira (22) já causou 12 mortes, sendo oito só no Rio de Janeiro e quatro no Espírito Santo. A situação mais crítica é em Petrópolis, na Região Serrana do RJ: a cidade já acumula mais de 340 mm de chuva desde o início das tempestades. 

Esse volume é muito superior à média histórica para todo o mês de março, que é de 250 mm. As fortes chuvas provocaram alagamentos, deslizamentos de terra e transtornos no trânsito em diversos pontos da cidade. A Defesa Civil registrou 238 ocorrências, sendo uma delas particularmente devastadora. 

Uma casa foi completamente destruída por um deslizamento, deixando quatro pessoas mortas. Uma menina de apenas quatro anos, Ayla, foi resgatada viva após 15 horas sob os escombros. Ela estava abraçada ao pai, Douglas José de Souza, de 24 anos, que a protegeu com seu corpo e não resistiu. A menina foi levada ao hospital e, felizmente, está fora de perigo.

Em Teresópolis, uma criança de 8 anos e um adolescente de 14 perderam a vida após o desabamento de três casas. Em Arraial do Cabo, um homem foi morto por um raio. Já em Duque de Caxias, um motorista faleceu após seu caminhão capotar na pista molhada e cair em um córrego.

As cidades mais afetadas foram Petrópolis, Teresópolis, Campos dos Goytacazes, Friburgo e Magé, que registraram volumes expressivos de precipitação:

  • Petrópolis: 340 mm
  • Teresópolis: 200 mm
  • Campos dos Goytacazes: 246 mm
  • Friburgo: 168 mm
  • Magé: 134 mm

As fortes chuvas são causadas por uma frente fria que chegou da região Sul e pôs fim à onda de calor que castigava a região na semana passada. Essa frente fria está estacionada entre o norte do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo, o que mantém o risco de novas chuvas fortes, enchentes, enxurradas e deslizamentos.

O temporal que atingiu o Espírito Santo também provocou estragos na cidade de Mimoso do Sul. Segundo a Defesa Civil, as enchentes causaram a morte de quatro pessoas e deixaram outras sete desaparecidas. Ao todo, 1.200 pessoas estão desalojadas, sendo mil em Mimoso do Sul e 200 em Guaçuí. Treze cidades decretaram estado de emergência.

Em nove municípios, o volume de chuva ultrapassou 100 milímetros em apenas 24 horas. Em Bom Jesus do Norte, o acumulado chegou a 302 milímetros, enquanto em Mimoso do Sul foi de 231,8 milímetros.

Veja vídeos compartilhados por moradores do RJ e do ES:

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar