Uma integrante da campanha do candidato à prefeitura de Niterói, Carlos Jordy (PL), foi detida na noite desta quarta-feira (16), acusada de ataques homofóbicos contra o produtor cultural e suplente de vereador Ricardo Mouzer.
Segundo relato de Ricardo Mouzer, o incidente ocorreu na esquina das ruas Paulo Gustavo com Lopes Trovão, em Icaraí, Zona Sul de Niterói.
Te podría interesar
De acordo com o portal Cidade de Niterói, testemunhas relataram que Mouzer estava com propaganda política do candidato Rodrigo Neves (PDT) quando foi abordado por uma mulher, que carregava uma bandeira de Carlos Jordy. Ela teria humilhado o produtor cultural devido à sua orientação sexual. O caso foi registrado na 77ª DP (Icaraí).
Mouzer afirma que a confusão começou quando ele foi abordado com perguntas sobre a distribuição de absorventes na rede municipal de saúde de Niterói. Ele relata que respondeu educadamente, dizendo que não sabia explicar, pois não era da área da saúde e tampouco uma mulher para utilizar o serviço prestado pela prefeitura. Nesse momento, a apoiadora de Jordy passou a insultá-lo, chamando-o de "mulher" e afirmando que ele deveria usar absorventes.
"Percebi que estava sofrendo uma agressão homofóbica gratuita e não podia deixar aquilo passar, porque não podemos tolerar esse tipo de comportamento. Homofobia é crime, e estou há muitos anos lutando para combater isso, lutando para que as pessoas sejam respeitadas pelo que elas são. Não vou admitir ser ofendido de forma gratuita por uma desconhecida na rua", relatou Mouzer.
Testemunhas acionaram a polícia diante da situação. A mulher ironizou o ocorrido e provocou: "Não estou tentando fugir, não. Pode chamar. A polícia está do nosso lado". Em seguida, ela foi conduzida à viatura. A agressora não foi identificada.
Confira o vídeo do ocorrido abaixo: