ELEIÇÕES 2024

Quaest traz impactos do apagão e do debate na disputa pela prefeitura de São Paulo

Levantamento será divulgado nesta quarta-feira (16) e, além das intenções de voto, questionário inclui perguntas sobre características pessoais dos candidatos, como qual deles seria mais preparado para tomar decisões em momentos de crise

Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

Pesquisa Quaest que será divulgada nesta quarta-feira (16) deve trazer os possíveis impactos do apagão vivido por parte da cidade de São Paulo e do debate realizado pela Band na preferência do eleitorado paulistano.

A falta de fornecimento de energia que afetou 1,35 milhão de pessoas na capital paulista foi um dos temas centrais do encontro entre os candidatos Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) na segunda-feira (14) à noite. Enquanto o atual prefeito tentou se eximir da responsabilidade pelo cenário, o deputado federal buscou ressaltar a omissão da gestão municipal no episódio.

O instituto iniciou seu levantamento, que vai trazer 1.200 entrevistas realizadas por meio de abordagem pessoal, em 13 de outubro e termina a coleta neste dia 15. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. É a primeira sondagem da Quaest no segundo turno em São Paulo.

Questões da pesquisa

Além das intenções de voto e do grau de conhecimento que a pessoa entrevistada tem em relação aos dois candidatos que disputam o segundo turno, o questionário da Quaest indaga se a escolha do voto é definitiva ou se ainda pode mudar e em quem o eleitor votou no primeiro turno.

O questionário inclui uma pergunta sobre se o entrevistado prefere que vença um candidato aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), questionando se a pessoa sabe qual dos candidatos é apoiado por eles e também pelo governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos).

São associadas características pessoais a Boulos e Nunes e o eleitor é perguntado sobre qual dos dois ele considera mais experiente, capaz de tomar decisões em momentos de crise, honesto, verdadeiro, inovador, preocupado com os mais pobres, trabalhador e carismático.