Uma pesquisa qualitativa realizada pela campanha de Guilherme Boulos após o debate do segundo turno da eleição para a prefeitura de São Paulo, promovido pela Band na noite desta segunda-feira (14), revelou uma percepção de vitória para o candidato do PSOL. A pesquisa focou em eleitores de Pablo Marçal (PRTB) e de Ricardo Nunes (MDB), e apontou que 9 em cada 10 eleitores de Marçal consideraram que Boulos teve um desempenho superior durante o confronto.
O levantamento indicou ainda a maior parte dos eleitores de Nunes também avaliou que o candidato do PSOL se saiu melhor no debate. Essa percepção é vista como um indicativo de que Boulos conseguiu transmitir segurança, firmeza e preparo, atributos considerados essenciais pela equipe de campanha para convencer eleitores indecisos e os que optaram por Marçal no primeiro turno.
A disputa foi marcada por trocas intensas de acusações entre os candidatos, especialmente em relação a temas como educação, segurança pública e a gestão da cidade. Boulos, por sua vez, focou em criticar áreas sensíveis da administração de Nunes, como habitação, transparência e saúde pública, enquanto Nunes defendeu seu governo e rebateu as críticas, ressaltando programas como os relacionados ao transporte público e a gestão financeira da cidade.
Membros da campanha de Boulos destacaram que a estratégia tem sido direcionada para captar os eleitores de Marçal, já que este grupo pode ser determinante para a vitória no segundo turno. Os resultados da pesquisa qualitativa fortalecem essa estratégia, mostrando que o desempenho no debate teve impacto positivo entre esses eleitores.
A coluna procurou a campanha de Ricardo Nunes para verificar se houve alguma pesquisa interna que medisse a percepção de seus eleitores em relação ao debate, mas até o momento não houve retorno.