NAS NUVENS

Evento dos sonhos: Como fazer para casar no Cristo Redentor?

Selar a união nessa maravilha moderna é mais fácil do que parece; batizados e outros eventos também podem ser realizados

Casamento no Cristo Redentor.Créditos: Reprodução/Instagram/@cristoredentoroficial
Escrito en BRASIL el

Uma das sete maravilhas do mundo moderno e Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Cristo Redentor encanta os corações de brasileiros e estrangeiros ao redor do mundo. Não é difícil de imaginar que alguns sonhem até em se casar no monumento.

Do alto de seus 38 metros, o Cristo parece inatingível, mas casar aos pés do Redentor é mais fácil do que parece. Alguns famosos como o DJ Alok realizaram esse sonho. Para as pessoas “comuns”, a facilidade é a mesma. O Santuário Cristo Redentor tem uma aba em seu site específica para esses pedidos.

Agendando um casamento no Cristo Redentor

O Cristo Redentor, além de monumento, é também um santuário, sendo o primeiro a céu aberto do mundo. O Santuário Cristo Redentor, ou Santuário do Corcovado, pertence à Igreja Católica Apostólica Romana e possui a capela de Nossa Senhora Aparecida em seu interior. Mediante o seguimento de algumas regras, celebrações religiosas podem ser realizadas no Cristo.

O processo de marcar um casamento no Cristo Redentor é feito exclusivamente pelo site do Santuário. O casal deve preencher informações como data e horário desejados para a celebração e aguardar a resposta do Santuário, que irá verificar a disponibilidade da data. Os horários mais comuns de matrimônio no Cristo são ao nascer do sol e depois das 17h, quando o horário de visitação do ponto turístico acaba.

As solicitações pelo site devem ser feitas com, no mínimo, três meses de antecedência e, no máximo, 18. Em dias de preceito, na Semana Santa, no dia de Nossa Senhora Aparecida, no Natal e no Ano Novo o monumento não está disponível para casórios.

Atualmente, os noivos podem escolher entre três ambientes do Cristo para se casar: no interior da Capela, na frente da capela ou na frente do monumento. A capela tem capacidade para 22 pessoas sentadas e entre 10 e 15 em pé.

Regras e preços para casar no Cristo Redentor

Por se tratar de um santuário católico, os casamentos no Cristo seguem as mesmas regras daqueles realizados em uma igreja comum. Desse modo, para casar no Cristo, pelo menos um dos noivos deve ser católico. As cerimônias são presididas por um sacerdote indicado pelo Santuário, mas, se os noivos desejarem um sacerdote de sua escolha, ele poderá realizar a cerimônia mediante aprovação prévia do Santuário.

É obrigatório que os noivos realizem um curso de noivos, além de uma entrevista prévia com o celebrante. Só são permitidas músicas sacras e eruditas, seguindo o decreto da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Os valores variam dependendo do ambiente e do horário escolhido. Todo o dinheiro é revertido para as obras sociais mantidas pelo Santuário. Para realização da cerimônia no interior da Capela, em horário de visitação turística, é solicitada uma doação de R$ 3500, o que já inclui o celebrante, segundo a Secretaria do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor. Cada valor é orçado dependendo da solicitação realizada pelos noivos no site.

Outros eventos no Cristo Redentor

Além de casamentos, o Cristo pode ser reservado para a realização de outros eventos, seguindo o mesmo processo de solicitação prévia pelo site. O Santuário deixa o espaço livre para que o solicitante descreva que tipo de evento deseja realizar. Também está disponível a opção de iluminação especial do Cristo, em homenagem a alguma data comemorativa, por exemplo.

O Santuário destaca a realização de batismos, missas e peregrinações. Aos peregrinos, o limite por grupo é de 60 pessoas e, segundo o site, as peregrinações devidamente agendadas são isentas de pagamento, assim como para os sacerdotes e religiosos devidamente identificados.