Na última quinta-feira (22), Neymar da Silva Santos, o pai do atacante Neymar, recebeu voz de prisão de Shayene Barreto, a secretária de Meio Ambiente de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, após aumentar o tom de voz e desacatar a ela e a outros agentes. As autoridades ambientais foram à propriedade para apurar denúncias de crimes ambientais cometidos durante a construção da casa.
De acordo com as denúncias feitas de forma anônima, na mansão foram encontrados desvios do curso de água, captação irregular de água de rio, captação de água para construção de lago artificial, terraplanagem, escavação e movimentação de rochas sem a devida autorização. Todas as práticas são consideradas irregulares no contexto em que foram feitas.
Te podría interesar
Destacada para comparecer à residência da família de Neymar, a secretária Shayenne Barreto deu voz de prisão ao patriarca alegando ter sido desrespeitada por ele durante discussão. Nas imagens, que viralizaram nas redes sociais, é possível ver o empresário gritando com a autoridade pública. Ele afirma ter autorização para fazer as obras no local. A documentação, no entanto, não é mostrada nas imagens. De acordo com informações divulgadas pela imprensa, ‘Neymar-pai’ só não foi preso graças à intervenção de sua assessoria. Ele foi liberado e em seguida viajou para São Paulo onde teria compromissos.
Quem é Shayenne Barreto
A ambientalista mantém uma conta no Instagram onde mostra um pouco da sua vida. Desde viagens e eventos em família, incluindo shows do seu companheiro - o artista conhecido como “Gamadinho” – até cliques das horas de trabalho são os temas das postagens.
Te podría interesar
Nos stories ela republicou a nota oficial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente sobre o caso da mansão do pai de Neymar. “Os fiscais não invadiram a casa de ninguém. Estão, sim, cumprindo o dever deles para que a natureza não continuasse sendo invadida sem a devida proteção”, diz a nota.
Se antes do episódio ela era seguida mais por amigos, familiares, colegas de trabalho e pessoas de Mangaratiba, após o vídeo em que Shayene fez a internet ir à loucura com a ordem de prisão, todas as suas fotos passaram a receber comentários dos mais variados internautas, geralmente parabenizando a ação.
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
“Por gentileza senhorita, me diz qual é a sensação de colocar o pai do Neymar no bolso”, escreveu um internauta. Uma outra usuária comentou na sequência: “Por mais mulheres como você”.
Shayene se apresenta na rede social como gestora ambiental com pós-graduação em direito ambiental e auditoria e licenciamento ambiental. No último mês de novembro assumiu a presidência da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma).
Antes de ser secretária de Meio Ambiente de Mangaratiba, exerceu a mesma função no município de Itaguaí. Em 2021, nessa cidade, ela participou da operação que fechou o Porto de Itaguaí, um dos principais do país, e multou a Companhia Portuária Baía de Sepetiba por crimes ambientais.