CONSTRANGIMENTO

Estrogonofe proibido: restaurante recua e volta a vender prato russo

A chef e proprietária do Bar Dona Onça, Janaína Rueda, foi criticada e acusada de promover "cancelamento da cultura russa"

Créditos: Divulgação
Escrito en BRASIL el

Ontem um assunto passou o dia entre os mais comentados: a decisão da chef e proprietária do Bar Dona Onça, Janaína Rueda, de retirar o estrogonofe do cardápio do restaurante como forma de protesto contra a guerra em curso. 

À Folha, Janina Rueda justificou a medida e declarou que não se tratava de um "cancelamento da cultura russa". "É mais uma forma de dizer que estamos contra quem começou isso”, declarou Rueda. 

Porém, a medida não agradou ninguém e gerou críticas de todos os lados, inclusive dos frequentadores do estabelecimento, que acusaram a chef de "promover um cancelamento da cultura russa". 

Como forma de deboche e crítica, internautas criaram a hashtag #AgoraoPutin, onde ironizavam e afirmavam que, após a decisão do restaurante, o presidente russo retiraria as tropas da Ucrânia. 

Diante de tamanha reação negativa, a chef Janaína Rueda voltou atrás em sua decisão e declarou que o lucro oriundo do prato será doado para uma ONG. 

"Depois de centenas de pedidos dos nossos clientes, o Bar da Dona Onça voltará, a partir das 12hs desta quarta-feira, a servir o Estrogonofe. Durante o mês de março, a renda da venda do prato será revertida para o projeto Pão do Povo da Rua". 

Além disso, o comunicado revelou que Janaina Rueda continuará a contar as histórias em torno do clássico prato russo semanalmente.