Bolsonaristas fizeram uma série de ataques terroristas na BR-364, em trecho próximo a Ariquemes, Rondônia, na madrugada deste domingo (20), quando incendiaram 12 caminhões próximos ao ponto que ocupavam. Em imagens que circulam nas redes sociais, um motociclista conseguiu filmar o momento em que o Corpo de Bombeiros local tentava apagar as chamas.
Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar
A seguir, em outro vídeo, já com o céu azul, outro internauta filmou os estragos. É possível ver caminhões e camionetes queimados e com os pneus furados. “12 caminhões que furaram os pneus, quebraram os vidros. Queimou, e também saquearam (sic)”, diz o narrador.
Uma das empresas donas dos caminhões queimados é o Grupo Irmãos Gonçalves, que opera supermercados e transporte de alimentos na região, de propriedade da família do vice-governador eleito do Estado, Sérgio Gonçalves (União Brasil). Sua chapa, encabeçada pelo Coronel Marcos Rocha (União Brasil), teve o amplo apoio do bolsonarismo, sobretudo do general Hamilton Mourão (Republicanos), vice-presidente de Bolsonaro (PL), que gravou vídeo para a campanha. Além disso, o vice é conhecido na região como um entusiasta do bolsonarismo e de sua principal figura.
Mais tarde, no mesmo trecho, um agente da Polícia Federal Rodoviária (PRF) foi alvo de insultos racistas quando prendeu um dos suspeitos de furtar carga dos caminhões atacados. De acordo com o agente, os suspeitos chegavam de carro, enchiam os porta-malas com carnes e hortaliças, para levar embora os produtos, e em seguida voltavam para buscar mais.
Ao ser detido, um suspeito de 32 anos ameaçou os agentes da PRF, chutou a viatura e afrontou o policial. “Você só é homem com essa farda, quero ver tirar essa farda, seu preto encardido”, disse.
Rodovias de Rondônia voltaram a ser bloqueadas por golpistas que protestam contra o resultados das eleições na última sexta-feira (18). Sem conseguir controlar a situação, a PRF solicitou o apoio da Tropa de Choque da PM-RO no sábado (19) e moradores relataram verdadeiras “cenas de guerra” para a imprensa sobre a tentativa de desfazer o bloqueio.
Veja a seguir imagens do momento dos incêndios e saques publicadas pelo site Gente de Opinião