O Dia do Nordestino, celebrado em 8 de outubro, é uma data dedicada a reconhecer e valorizar a rica cultura, história e tradição do povo nordestino, que teve e tem um papel crucial na formação da identidade brasileira. Instituída em 2009, a princípio como lei em São Paulo, a comemoração homenageia não apenas as manifestações culturais da região, mas também sua contribuição no desenvolvimento social e econômico do país.
O Nordeste é berço de uma diversidade cultural expressiva, que se manifesta em elementos como a música, a literatura de cordel, o artesanato e a culinária. Quem não conhece o forró, o frevo, o maracatu, ou os versos encantadores dos repentistas? São tradições que conquistam admiradores em todo o Brasil e fora dele, transmitindo a força e a resiliência de um povo que, apesar das adversidades, mantém vivo seu espírito festivo e sua capacidade de superação.
Te podría interesar
Além do patrimônio imaterial, o Nordeste contribuiu e continua contribuindo para a construção da nação brasileira, seja no campo artístico, político ou econômico. Personalidades como Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna e Rachel de Queiroz são apenas alguns dos nomes que ajudaram a levar a riqueza cultural da região para o cenário nacional e internacional. O Nordeste é um polo de talentos riquíssimos na música e no humor, por exemplo. São inúmeros os nordestinos famosos por essas áreas de atuação, desde a doçura baiana da família Caymmi ao côco de Jackson do Pandeiro.
Neste dia, eventos em várias partes do Brasil celebram as tradições nordestinas, reunindo música, dança e gastronomia típicas. É um momento de resgatar as raízes e reforçar o orgulho da herança nordestina, lembrando sempre que a diversidade é um dos maiores patrimônios do Brasil.
Te podría interesar
O Dia do Nordestino, portanto, é mais do que uma celebração. É um reconhecimento da importância de uma região cuja história está profundamente entrelaçada com a do país, e de um povo que, com suas cores, ritmos e sotaques, faz o Brasil pulsar mais forte.
Por que é comemorado no dia 08 de outubro?
Por incrível que pareça a escolha da data é motivo de informações controversas. Quem vai ao google ou a qualquer ferramenta de inteligência artificial ficará em dúvidas: afinal, é uma homenagem a Patativa do Assaré ou a Catulo da Paixão Cearense? Muitos sites, inclusive governamentais vão atrelar a data a Antônio Gonçalves da Silva, o "Patativa do Assaré", um dos maiores poetas populares do Brasil, nascido no Ceará. Talvez pelo fato do centenário do nascimento de Patativa ter sido em 2009, ano de promulgação da lei na cidade de São Paulo.
Mas a Fórum foi atrás para desvendar essa controvérsia e trazer o verdadeiro motivo da data escolhida: o nascimento de Catulo da Paixão Cearense, poeta autodidata que, apesar da alcunha artística que remete ao Ceará, nasceu no dia 08 de outubro de 1863, em São Luis do Maranhão. Catulo é autor, dentre outras, de uma das modinhas mais cantadas no Brasil: “Luar do Sertão”, que exalta a beleza e a singeleza das noites de luar nordestinas.
A afirmação da Fórum é baseada exatamente no documento que propõe a lei, de autoria do vereador Francisco Chagas, do PT, que diz claramente: “Outro grande ícone da música e poesia nordestina é Catullo da Paixão Cearense, autor da célebre música ‘Luar do Sertão’, conhecida de todos os brasileiros. Aliás, no calendário dos eventos comemorados no Brasil, o dia 08 de Outubro, dia do nascimento de Catullo da Paixão Cearense é tradicionalmente consagrado como o DIA DO NORDESTINO, motivo da inclusão desse dia no calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo, com o objetivo de homenagear a contribuição que os nordestinos nos deram, e divulgar a cultura, música, tradições, gastronomia e arte do povo nordestino em nossa metrópole.” (Projeto de Lei 01.220 de 2009)
Para aumentar a controvérsia, havia uma lei anterior, estadual (São Paulo), que trazia o dia 02 de agosto como o Dia do Nordestino, em homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga, mas prevaleceu a comemoração popular do dia 08 de outubro, que inclusive é defendido no Projeto de Lei n° 2755, de 2022, que prevê a criação da data, por lei federal, em homenagem ao povo, à cultura nordestina e à diversidade folclórica típica da região. O projeto está na pauta da reunião da Comissão de Educação nesta terça-feira, 08 de outubro de 2024.
Parabéns, povo Nordestino! E obrigado por, diversas vezes, nos livrar do mal! Amém!