QUEM PLANTA COLHE

Janja divulga vídeo de Lula colhendo e comendo mexerica do pomar do Alvorada

Primeira-dama publicou vídeo do presidente em dia de folga na residência oficial da Presidência da República, em Brasília

Créditos: Reprodução Instagram Janja - Presidente Lula colhe e come mexerica do pomar do Palácio da Alvorada, em Brasília
Escrito en BRASIL el

A primeira-dama Janja da Silva divulgou, neste sábado (13), um vídeo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva comendo mexericas colhidas no pomar doPalácio da Alvorada, em Brasília, residência oficial da Presidência da República

No vídeo publicado na conta de Janja no Instagram, Lula aparece descascando uma mexerica. Usando óculos escuros, o presidente experimenta um gomo da fruta. “Boa”, comenta.

Da Ásia para o mundo

A mexerica é uma fruta cítrica pequena, redonda e suculenta, pertencente à família Rutaceae. Ela é originária da Ásia e é cultivada em várias regiões do mundo devido ao seu sabor doce e refrescante, além de sua facilidade de cultivo.

A mexerica é cultivada em áreas de clima tropical e subtropical, pois precisa de temperaturas quentes para crescer adequadamente. Ela é plantada a partir de sementes ou mudas e prefere solos bem drenados e ricos em nutrientes. Geralmente, é necessário um clima quente e úmido para o desenvolvimento ideal da fruta.

No Brasil, a mexerica é conhecida por vários nomes regionais, como tangerina, bergamota, poncã, mimosa, entre outros. Ela é cultivada em diversas regiões do país, principalmente no Sudeste, Nordeste e Sul, onde as condições climáticas são favoráveis para o seu cultivo.

Pomar do Alvorada

O Palácio da Alvorada tem um amplo pomar com diversas espécies de árvores frutíferas e ornamentais. Alguns dos tipos de árvores que podem ser encontrados no pomar incluem, além do pé de mexerica, mangueira, limoeiro, laranjeira, pitangueira, goiabeira, jabuticabeira, aceroleira, cerejeira, romãzeira e palmeiras ornamentais. Além das frutas, o pomar também é decorado com plantas ornamentais

Agenda de Lula

Lula voltou à Brasília depois de participar de eventos Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (12). Na capital sul-matogrossense, o presidente participou da habilitação de 38 frigoríficos para exportação de carnes para a China.

Depois, o presidente foi à São Paulo, onde esteve com representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. No fim do dia, Lula retornou à capital federal.

Na próxima segunda-feira (15), Lula vai assinar uma medida provisória que dará início ao Desenrola voltado para MEIs, micro e pequenas empresas. A iniciativa beneficiará 25 milhões de CNPJs, segundo o Ministério do Empreendedorismo.