O deputado estadual Zé Teixeira (PSDB-MS) dava uma volta pela área externa da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul (Alems), em Campo Grande (MS), na última quarta-feira (4) quando avistou uma enorme jiboia, toda enrolada numa das cercas instaladas ao redor do prédio, tomando um sol.
O réptil foi filmado pelo parlamentar e chamou a atenção de outros deputados e de funcionários da Alems. As imagens circulam nesta quinta-feira (5) na imprensa e nas redes sociais. Mas apesar de parecer totalmente inusitado, existe uma explicação para o avistamento da vida selvagem ali, que Zé Teixeira explanou nas suas redes sociais.
Te podría interesar
“A Assembleia Legislativa tem o privilégio de estar localizada dentro de uma área de reserva ambiental. Aqui no Parque dos Poderes é possível conviver com uma fauna que em grandes centros urbanos não existe mais”, escreveu.
Apesar do tamanho assustador, que pode chegar aos 4 metros de comprimento, as jiboias não são venenosas e não costumam atacar seres humanos. Os indivíduos de tamanho médio procuram animais que tenham, em média, o tamanho de um gato doméstico para se alimentarem.
Te podría interesar
Apenas os animais de maior porte como as sucuris-verdes, da mesma família, podem ingerir presas do porte de jacarés e capivaras. A cobra se enrola na presa e a mata por constrição, ou seja, apertando a vítima até que faleça por asfixia.
A espécie é muito comum no Mato Grosso do Sul, incluindo no Parque dos Poderes que está em área de Cerrado.
Assista ao vídeo
Veja outras espécies que podem ser vistas no Parque dos Poderes
Tamanduá-bandeira
Quati
Anta
Mutum