Às vésperas de completar 50 anos desde sua chegada ao Brasil, a revista Playboy, que deixou de circular no país em 2017, voltou a movimentar o mercado de colecionadores. Um exemplar raro, com a atriz e cantora Cleo Pires na capa, foi colocado à venda na internet por impressionantes R$ 21 mil.
A publicação faz parte de uma edição comemorativa lançada em 2010, quando a revista celebrou seus 35 anos no Brasil. Foram impressos apenas 100 exemplares, produzidos com capa dura, logo dourado e numeração exclusiva. A revista nunca foi colocada à venda no mercado tradicional, sendo distribuída apenas para convidados e parceiros da editora.
Te podría interesar
“Essa é o Santo Graal das revistas no Brasil. Não existe uma Playboy mais rara do que essa. Ela nunca foi comercializada, é uma peça única para colecionadores”, afirma Lucas Hit, proprietário de um sebo especializado em publicações antigas e responsável pelo anúncio.
Te podría interesar
Mercado aquecido de revistas raras
A valorização dessa edição chama atenção por superar, e muito, outros exemplares considerados históricos. A famosa capa da apresentadora Xuxa, lançada nos anos 1980, por exemplo, hoje é vendida por cerca de R$ 700.
Lucas explica que, além de objeto de desejo, as revistas representam um registro cultural. “Somos a última geração dos amantes e colecionadores de revistas impressas. Além de colecionador, meu sebo existe para preservar a história das revistas”, afirma.
A efervescência do mercado de publicações impressas reflete a nostalgia e o valor histórico atribuído a obras que marcaram gerações — especialmente no caso da Playboy, que foi uma das revistas mais emblemáticas da cultura pop brasileira durante décadas.
Com informações do Extra