Um novo boletim médico divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Hospital DF Star, em Brasília, informa que o ex-presidente Jair Bolsonaro, que permanece internado, apresentou piora clínica e elevação da pressão arterial. Ele continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem previsão de alta.
"O Hospital DF Star informa que o ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Apresentou piora clínica, elevação da pressão arterial e piora dos exames laboratoriais hepáticos. Será submetido hoje a novos exames de imagem. Continua em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Segue com a fisioterapia motora e as medidas de prevenção de trombose venosa", diz o comunicado.
O documento também reforça que "persiste a recomendação" para que Bolsonaro "não receba visitas". Apesar disso, o ex-presidente tem recebido diversas pessoas e participado de atividades com cunho político e até comercial.
Na terça-feira (23), por exemplo, ele participou de uma transmissão ao vivo diretamente da UTI, durante a qual promoveu e vendeu um capacete de motocicleta que leva seu nome. Na live, conversou com desenvoltura e chegou a dar gargalhadas. Antes disso, já havia recebido a visita do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
Te podría interesar
Esses episódios levaram o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a enviar uma oficial de Justiça para intimar Bolsonaro nesta quarta-feira (23), no âmbito da ação penal em que é réu por tentativa de golpe de Estado. A intimação foi feita diretamente na UTI, com base na avaliação de que, ao participar de lives e receber visitas, o ex-presidente demonstrou plenas condições de ser citado. Logo após a intimação, ele recebeu a visita do pastor Silas Malafaia.
STF julgará Bolsonaro e núcleo do golpe
A ação penal julgará Bolsonaro e outros acusados integrantes do chamado núcleo 1 da tentativa de golpe. A conversão da denúncia em ação penal foi determinada em 26 de março, e os demais réus foram notificados entre os dias 11 e 15 de abril.
Internação no DF Star e cirurgia
Bolsonaro está internado desde o dia 12 de abril, tendo passado por uma cirurgia no dia 13 para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal. A operação durou 12 horas.