SAÚDE

Ataxia de Friedreich: o que é a doença degerenerativa que teve primeiro remédio aprovado pela Anvisa

Ela geralmente se manifesta na infância ou adolescência. O quadro tem como os primeiros sinais o comprometimento da fala e da forma de caminhar

Ataxia de Friedreich provoca perda de mobilidade.Créditos: Marcus Aurelius / Pexels
Por
Escrito en BRASIL el

AAnvisa aprovou, nesta sexta-feira (11), o registro do primeiro medicamento para tratamento da ataxia de Friedreich.?O medicamento Skyclarys (omaveloxolona), registrado pelo laboratório Biogen Brasil, foi aprovado para o tratamento da doença em pacientes acima de 16 anos de idade. 

A ataxia de Friedreich é uma doença rara, genética, degenerativa e progressiva que afeta o sistema nervoso e a coordenação motora. Os sintomas incluem dificuldades de coordenação, problemas de equilíbrio, fraqueza muscular e problemas cardíacos. Até então, não existiam terapias aprovadas para o tratamento de pacientes com essa doença. 

Ela geralmente se manifesta na infância ou adolescência, ou seja, é uma doença genética - herdada - porém, também, neurodegenerativa. O quadro tem como os primeiros sinais o comprometimento da fala e da forma de caminhar.

Após o registro na Anvisa, o medicamento pode ser comercializado após a aprovação do preço máximo pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). A empresa que possui o registro, porém, é que decide quando o medicamento será colocado à venda. 

Para que o medicamento esteja disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), ele precisa ser avaliado e recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e aprovado pelo Ministério da Saúde. Vale lembrar que nem todos os medicamentos registrados na Anvisa passam pela avaliação da Conitec ou são incorporados ao SUS. 

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar