Os Correios realizaram nesta quarta-feira (26) a primeira entrega - em caráter piloto - por drone. A “encomenda” foi enviada para o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), que recebeu uma placa em homenagem ao aniversário da capital paranense, que é celebrado em 29 de março e que completa 332 anos.
A entrega marcou o início de um projeto piloto para o desenvolvimento de “aerovias” urbanas destinadas a entregas com drones. A iniciativa é liderada pela Atech, empresa do grupo Embraer especializada em controle de tráfego aéreo, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e apoio dos Correios e da fabricante nacional Speedbird Aero.
Te podría interesar
O anúncio foi feito durante o segundo dia da Smart City Expo Curitiba, maior evento de cidades inteligentes das Américas. Segundo o superintendente dos Correios no Paraná, Marcos Paulo Paim, a estatal coloca sua expertise em logística a serviço do projeto. “Estamos muito honrados de, assim como Curitiba, ser protagonistas nesse grande projeto. Toda nossa experiência em logística fica à disposição para que, num futuro bem próximo, as entregas sejam feitas também por drone”, afirmou.
O prefeito Eduardo Pimentel destacou a importância da iniciativa: “Sinto orgulho de Curitiba ser o piloto desse teste, de ter sido a entrega número um de drone dos Correios. Temos que trabalhar em conjunto com os governos e as entidades privadas para desenvolver a melhor forma de entrega”.
Te podría interesar
A aeronave utilizada é 100% nacional, fabricada pela Speedbird Aero, e tem capacidade para transportar até 35 quilos. O voo, conduzido pela Atech, ocorreu com base no sistema BVLOS (Beyond Visual Line of Sight), que dispensa o contato visual com o drone. A rota seguiu regulamentações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), evitando sobrevoar áreas com pessoas. A decolagem foi feita na Praça Afonso Botelho e o pouso, com precisão, ocorreu na área externa da Ligga Arena, durante o evento Tomorrow Mobility, que integra a programação da Smart City Expo.
Dois carteiros participaram da operação, acompanhando a decolagem e o pouso do drone, simbolizando a transição entre a tradição dos Correios e a inovação tecnológica.
A parceria entre Atech e Prefeitura de Curitiba, por meio do programa Vale do Pinhão, foi firmada em novembro de 2024. Os Correios foram integrados ao projeto em janeiro deste ano. De acordo com Rodrigo Persico, CEO da Atech, o objetivo é testar e qualificar rotas aéreas para viabilizar, futuramente, operações comerciais sustentáveis com drones.
“Vamos estudar essas rotas, fazer testes pilotos e aprimorar o software. E ninguém melhor do que a empresa mais antiga do Brasil, com a maior capilaridade logística, para dar esse passo conosco”, declarou Persico.
Com mais de 360 anos de história e presente em todos os municípios do país, os Correios são líderes no setor logístico e detêm a maior infraestrutura de entregas da América Latina — com mais de 10 mil agências, 23 mil veículos e 85 mil funcionários. Agora, com os olhos voltados para o céu, a estatal se prepara para uma nova era na logística brasileira.