ECLIPSE

Lua de sangue: saiba tudo sobre o primeiro eclipse lunar total de 2025

O fenômeno se inicia na noite de quinta-feira e se estende pela madrugada da sexta-feira, e pode ser visto de todas as regiões do país; saiba mais

Fases do eclipse lunar/Lua vermelha.Créditos: divulgação
Escrito en BRASIL el

Nesta sexta-feira (14), ocorre o primeiro eclipse lunar total de 2025, que não era visto no Brasil desde 2022. 

Durante o evento, que será visível a olho nu (sem a necessidade de equipamentos de observação), uma sombra avermelhada é “projetada” sobre a Lua, causando o fenômeno conhecido como "Lua de sangue" — quando a Terra, posicionando-se entre a Lua e o Sol, bloqueia a incidência direta da luz solar

O fenômeno se inicia na noite de quinta-feira e se estende pela madrugada da sexta-feira (entre 00h57 e 7h da manhã), e pode ser visto de todas as regiões do país, de acordo com as condições locais de clima. 

Mas terá visão privilegiada — isto é, será totalmente visível — no Rio de Janeiro, em Recife, Manaus, Brasília e em Salvador.

A partir do portal Time and Date, é possível consultar os horários e locais de melhor visibilidade de acordo com a região do Brasil em que se está.

Horários

  • O eclipse parcial deve ocorrer às 2h09, e o eclipse total, às 3h26. 
  • O pico do eclipse se dá às 3h59, e ele começa a arrefecer às 4h31, quando o eclipse total dá espaço ao eclipse parcial e, enfim, às 7h, termina o eclipse penumbral

A umbra é o momento em que a luz solar direta está totalmente obliterada, e a lua se torna escura; já a penumbra é marcada por um pouco de iluminação vinda do sol. No eclipse total, Terra e Lua alinham-se, e ocorre a umbra.

Demonstração: umbra e penumbra. Créditos: Observatório Nacional

O Observatório Nacional deve transmitir o eclipse em tempo real a partir de seu canal oficial no YouTube, que pode ser acessado aqui

A duração total do eclipse deve ser de até 66 minutos, e a visibilidade depende de condições como a baixa emissão de luzes externas e um céu limpo (sem nuvens), mas dispensa o uso de aparelhos de observação especiais.

A cor avermelhada avistada na Lua durante o fenômeno é causada pela dispersão da luz na atmosfera da Terra, que é refratada e espalha comprimentos de onda mais curtos, azuis e violetas, e deixam passar apenas tons mais avermelhados — de maneira semelhante ao efeito que torna o pôr-do-sol vermelho. 

Fases da Lua de sangue. Créditos: divulgação

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar