Um voo da Azul Linhas Aéreas enfrentou momentos de tensão devido ao baixo nível de combustível após não conseguir pousar em dois aeroportos por conta do mau tempo. O caso aconteceu na tarde de quarta-feira (19) e envolveu a aeronave Airbus A320, que decolou do aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, com destino a São Luís, no Maranhão.
Após as tentativas frustradas, o piloto declarou emergência através do código "Mayday fuel", indicando que havia menos de 30 minutos de autonomia de voo, e precisou alternar o pouso para Parnaíba, no Piauí.
Te podría interesar
A situação começou quando o avião tentou pousar em São Luís, mas foi impedido pelas condições climáticas adversas, que incluíam chuva com trovoadas e ventos superiores a 35 km/h. O radar da aeronave mostrou que o piloto circulou na área à espera de uma melhora no tempo. Sem sucesso, seguiu para Teresina, capital do Piauí, onde o céu encoberto também inviabilizou o pouso. Nesse momento, o comandante comunicou a emergência ao controle de tráfego aéreo de Teresina.
Áudio captado pelo controle de tráfico aéreo mostra o piloto declarando emergência no momento crítico. "4871 informa mayday fuel. Preciso das condições de Parnaíba, São Luís ou se houve alguma melhora aí em Teresina", disse o comandante. O controlador, em resposta, comunicou que as condições em Parnaíba eram adequadas para o pouso.
Te podría interesar
Ouça:
O avião pousou em segurança em Parnaíba às 17h49, cerca de 340 km de Teresina. Após o reabastecimento, o Airbus A320 seguiu viagem e, enfim, aterrissou em São Luís, onde os passageiros desembarcaram. Não houve feridos.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabelece que as aeronaves comerciais devem decolar com combustível suficiente para voar do ponto de origem ao destino final, além de garantir autonomia para alternar para um aeroporto próximo e permanecer em voo por mais 30 minutos. A declaração de emergência é feita quando o combustível disponível é suficiente para menos de meia hora de voo.
Nota oficial da Azul
"A Azul informa que, por questões climáticas adversas em São Luís (MA), o voo AD4871 (Viracopos-São Luís), precisou ser alternado para Teresina (PI), onde também não conseguiu pousar pelo mesmo motivo, precisando desviar novamente, para Parnaíba (PI), onde aterrisou em total segurança. Em seguida, a aeronave prosseguiu para a capital maranhense, onde clientes e tripulação desembarcaram.
Os clientes impactados estão recebendo toda assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de?suas?operações, valor primordial para a companhia."