Pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta quinta-feira (5) sobre a disputa da prefeitura de Santo André (SP) traz o ex-secretário de Saúde da cidade, Gilvan (PSDB), à frente na corrida eleitoral.
No cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos, ele tem 39% das intenções de voto. Em seguida, estão a ex-secretária adjunta de Educação e ex-vereadora Professora Bete Siraque (PT), com 11%; o vereador Eduardo Leite (PSB), com 9%, e o vice-prefeito Luiz Zacarias (PL), que tem 8%. Pela margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, os três estão em situação de empate técnico na segunda colocação.
Te podría interesar
O vereador Coronel Edson Sardano (Novo) tem 3% e Clenilza (PCO) não passa de 0%. Votos em branco e nulos somam 10% do total e não souberam ou não quiseram responder 20% dos entrevistados.
Na pesquisa espontânea, quando não são mencionados os nomes de quem disputa a prefeitura, Gilvan tem 15%; Professora Bete Siraque, 5%; Eduardo Leite, 3%, e Luiz Zacarias, 2%. O atual prefeito Paulo Serra (PSDB), que não pode ser candidato, pois já cumpre o segundo mandato, foi citado por 4%. O ex-prefeito Carlos Grana, que não é candidato, foi mencionado por 1%. Votos nulos e em branco somam 13% e não souberam ou não responderam 55%.
Avaliação do prefeito Paulo Serra em Santo André
A sondagem da Real Time Big Data traz a avaliação da gestão do prefeito Paulo Serra. Ele tem aprovação de 80% dos entrevistados e 18% de desaprovação. Entre os eleitores, 2% não souberam ou não responderam.
O levantamento foi contratado pela TV Record e o instituto ouviu 1.000 pessoas nos dias 3 e 4 de setembro. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-03568/2024.