O apresentador José Luiz Datena, candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, divulgou na noite desta segunda-feira (16) uma nota em que diz não se arrepender da agressão física que praticou contra Pablo Marçal (PRTB), seu adversário na eleição municipal, durante debate promovido pela TV Cultura no último domingo (15).
Datena deu uma cadeirada em Marçal após ser provocado pelo coach, que havia mencionado uma denúncia de assédio contra o apresentador – arquivada por falta de provas – que teria levado sua sogra à morte. Após o ocorrido, Marçal passou foi internado e passou a "fazer cena" nas redes, fingindo que seu estado de saúde seria pior do que realmente era e até mesmo sugerindo que foi alvo de uma tentativa de homicídio.
Te podría interesar
Em sua nota oficial sobre o assunto, Datena afirma que errou ao agredir Marçal, mas que repetiria o gesto diante da "ameaça" que o coach de extrema direita representa.
"Não defendo o uso da violência para resolver um conflito. Essa é a regra e sempre a respeitei nos meus 67 anos de vida. Até o dia de ontem. Porque torna-se difícil obedecê-la quando os limites de civilidade são rompidos e corrompidos por um oponente. Infelizmente, foi o que aconteceu na noite deste domingo durante debate promovido pela TV Cultura. Pablo Marçal demonstrou, em todas as situações a que teve oportunidade, sua falta de caráter. Demonstrou, ainda, que é uma ameaça à cidade de São Paulo. Será detido no voto. Mas, a despeito disso, precisava também ser contido com atos. Foi o que eu fiz", escreveu o candidato do PSDB.
Te podría interesar
Segundo Datena, Marçal fez acusações graves e "absolutamente falsas" contra ele, "usando linguagem de marginais" e ferindo sua honra e a de sua família. O apresentador diz que errou, mas que não se arrepende "de forma alguma" do gesto.
"Espero ter lavado a alma de milhões de pessoas que não aguentavam mais ver a cidade tratada com tanto desprezo e desamor por alguém que se propõe a governá-la, mas que quer mesmo é saqueá-la, de braços dados com o crime organizado", emendou.
Por fim, José Luiz Datena anunciou que não desistirá de sua candidatura à prefeitura de São Paulo "para defender a nossa democracia ameaçada por figuras como Pablo Marçal que querem o obscurantismo e não o bem da cidade e de sua população".
Confira abaixo a íntegra do comunicado:
Entenda o caso
Na noite deste domingo (15), durante o debate eleitoral na TV Cultura, José Luiz Datena (PSDB) perdeu a paciência com Pablo Marçal (PRTB) e partiu pra cima do ex-coach, jogando uma cadeira no rival.
O mediador, Leão Serva, chamou logo os comerciais. Em seguida, quando retornou a transmissão, o jornalista informou que, de acordo com o regulamento, Datena tinha sido expulso do debate. Marçal, por sua vez, pediu para deixar o local para buscar atendimento por causa da caideirada.
“O Brasil quer saber, São Paulo quer saber. Você é um arregão. Atravessou o debate esses dias para me dar um tapa, que você queria ter feito. Você não é homem nem para fazer isso”, provocou Marçal. Na sequência, Datena foi pra cima do coach com a cadeira. Veja o vídeo abaixo.