VITIMISMO

Marçal diz que cadeirada de Datena foi "tentativa de homicídio"

Pablo Marçal tenta dramatizar o ocorrido na esperança de conseguir reverter queda nas últimas pesquisas; sua situação sequer foi considerada de emergência pelo hospital

Pablo Marçal no hospital após levar cadeirada de Datena.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en BRASIL el

Pablo Marçal (PRTB), além de adotar postura exagerada e teatral para reagir à cadeirada que levou de José Luiz Datena (PSDB) durante debate promovido pela TV Cultura entre candidatos à prefeitura de São Paulo na noite deste domingo (15), classificou a agressão como uma "tentativa de homicídio"

O "coach" de extrema direita, que teria fraturado uma costela, em uma situação considerada de não gravidade pelo hospital, passou a madrugada publicando stories sobre o ocorrido no Instagram e, em um deles, ao responder a pergunta de um seguidor se "perdoaria" Datena, Marçal sugeriu que o apresentador teria tentado matá-lo. 

Confira: 

Reprodução/Instagram Pablo Marçal

A "cena" de Marçal 

Pablo Marçal, candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo, decidiu "fazer cena" e "chorar" nas redes sociais após a cadeirada que levou do apresentador José Luiz Datena, candidato do PSDB ao Palácio do Anhangabaú, durante debate entre os postulantes à prefeitura da capital paulista promovido pela TV Cultura na noite deste domingo (15). 

Marçal adotou uma postura exagerada e teatral para reagir à agressão. Logo após o ocorrido, ele deixou os estúdios da TV Cultura proferindo xingamentos a Datena caminhando. Logo depois, entretanto, decidiu entrar em uma ambulância para ir até o hospital e passou a divulgar vídeos nas redes sociais. 

Nas imagens, Marçal aparece dentro da ambulância deitado em uma maca e utilizando máscara de oxigênio para dar um tom dramático à situação. Depois, publicou uma foto em que aparece hospitalizado. Ele chegou a fazer publicações, ainda, comparando a agressão que sofreu aos atentados contra Jair Bolsonaro, em 2018, e contra o ex-presidente dos EUA Donald Trump, este ano. 

O "detalhe" que mostra o teatro 

O "detalhe" que Marçal deixou escapar e que evidencia o exagero e sua tentativa de criar um drama com a situação está em um vídeo em que o candidato aparece na maca do hospital. Na imagem, é possível ver que o "coach" de extrema direita utiliza uma pulseira de cor verde colocada após passar pela triagem. A cor verde indica que sua situação não é urgente, de acordo com o Protocolo de Manchester. Para situações urgente, muito urgente e emergência, as cores são amarelo, laranja e vermelho, respectivamente.

Horas depois de internautas apontarem a cor da pulseira de Marçal, o candidato apagou o vídeo em questão – evidenciando que seu objetivo era, de fato, omitir que sua situação não é grave. 

Veja: 

Vídeo mostra que Marçal utilizava pulseira verde, que significa uma situação não urgente e de pouca gravidade (Reprodução)

Logo após ser atingido pela cadeirada de Datena, Pablo Marçal ficou xingando o apresentador e, questionado pelo mediador Leão Serva, disse que queria continuar participando do debate. Logo depois, entretanto, ele deixou os estúdios da TV Cultura a pé e somente depois, então, decidiu ir até o hospital de ambulância. 

Costela fraturada 

Pablo Marçal foi internado no Hospital Sírio Libanês e, através do Instagram, disse que teve uma costela fraturada. Ele teria relatado, a caminho da unidade de saúde, dificuldade para respirar, mas seu atendimento não foi considerado de urgência. 

O candidato do PRTB passou por exames e permanece, até a manhã desta segunda-feira (16), hospitalizado. Sua agenda de campanha desta segunda foi cancelada. 

A equipe de Marçal registrou um boletim de ocorrência no 78º Distrito Policial contra Datena por agressão. 

Veja a nota oficial divulgada pela equipe do candidato logo após o ocorrido: 

"NOTA OFICIAL

Viemos, por meio desta nota, esclarecer o lamentável acontecimento de hoje, 15 de setembro de 2024, durante o debate eleitoral na TV Cultura. Na ocasião, Pablo Marçal foi covardemente agredido por José Luiz Datena, que o golpeou na região das costelas com uma cadeira de ferro.

Infelizmente, Marçal precisou sair do debate às pressas, em uma ambulância, para receber cuidados médicos em caráter emergencial. É lamentável que o debate tenha continuado, mesmo sem a presença do candidato agredido.

Pablo Marçal está ferido, com suspeita de fraturas na região torácica e muita dificuldade para respirar.

Esperamos que as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas e contamos com as orações do povo.

Ascom Pablo Marçal"

Bastidores da cadeirada

Um vídeo gravado por um integrante da plateia do debate da TV Cultura entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, na noite deste domingo (15), mostra cenas da agressão de José Luiz Datena (PSDB) a Pablo Marçal (PRTB) que não foram exibidas pela emissora. 

Datena agrediu Marçal com uma cadeirada após citar acusações de assédio contra o apresentador, que teriam levado à morte de sua sogra, e de chamar o candidato do PSDB de "arregão". Após a agressão, Datena foi expulso do debate, Marçal foi internado em um hospital e o programa foi retomado. 

No vídeo de bastidores, é possível ver a irritação de Datena pouco antes de pegar uma cadeira e partir para cima de Marçal. As imagens mostram, ainda, outros candidatos, como Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), tentando conter o apresentador segundos após a agressão. O registro revela, ainda, a troca de xingamentos entre Datena e Marçal depois da cadeirada, bem como a movimentação dos candidatos, assessores e equipe da TV Cultura logo após a cadeirada. 

Entenda o que aconteceu 

Apesar das regras mais rígidas, o debate da TV Cultura entre os candidatos a prefeito de São Paulo, na noite deste domingo (15), esquentou quando José Luiz Datena (PSDB) perdeu a paciência com Pablo Marçal (PRTB) e partiu pra cima do ex-coach. O jornalista quebrou uma cadeira no rival.

O mediador, Leão Serva, chamou logo os comerciais. Em seguida, quando retornou a transmissão, o jornalista informou que, de acordo com o regulamento, Datena tinha sido expulso do debate. Marçal, por sua vez, pediu para deixar o local para buscar atendimento por causa da cadeirada.

“O Brasil quer saber, São Paulo quer saber. Você é um arregão. Atravessou o debate esses dias para me dar um tapa, que você queria ter feito. Você não é homem nem para fazer isso”, provocou Marçal. Na sequência, Datena foi pra cima do coach com a cadeira. Veja o vídeo abaixo. 

A briga entre os dois é antiga. O endurecimento das regras se deu em razão do clima de guerra instalado na campanha e da tensão com a participação de Marçal, que usa a estratégia de desestabilizar emocionalmente os adversários com provocações e acusações infundadas.

Após acusar Boulos de ser usuário de drogas no primeiro debate e mostrar uma carteira de trabalho para provocá-lo, o ex-coach provocou Datena no debate da TV Gazeta.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Ivan Longo no Bluesky.