ELEIÇÕES 2024

Eleição em Niterói vira batalha em defesa da Democracia

A extrema-direita se ressente de não ter conseguido avançar em Niterói, embora tenha tentado um golpe, em 2018, contra o mesmo Rodrigo Neves que agora está a um passo de retornar à prefeitura

Rodrigo Neves com Lula em 2022.Créditos: Arquivo / Fórum
Escrito en BRASIL el

Os eleitores de Niterói vêm sendo bombardeados nos últimos dias por perfis falsos em todas as redes sociais com postagens inverídicas e criminosas contra o candidato a prefeito Rodrigo Neves (PDT), que lidera todas as pesquisas eleitorais.  

Os advogados do candidato trabalhista já conseguiram vitórias importantes na Justiça Eleitoral ao retirarem do ar mais de 100 páginas de fake news. A última decisão foi publicada nessa terça-feira. A juíza Daniela Ferro Affonso, da 199ª Zona Eleitoral, de Niterói, ordenou que a rede social Instagram remova, em 24 horas, 20 perfis do Threds, além de informar os dados dos responsáveis pelas fake news.

Mas a artilharia que dispara as mentiras segue, por enquanto, escondida nos esgotos da internet, o que acaba realimentando as milícias digitais. As mensagens são compartilhadas por adversários de extrema-direita e seus seguidores terraplanistas dispostos a qualquer jogo sujo para tomar de assalto a única cidade da região metropolitana do estado do Rio onde o ex-presidente Jair Bolsonaro foi derrotado, em 2022.

Um dos grupos extremistas mais dedicados no compartilhamento de notícias falsas é diretamente ligado ao candidato do PL, o deputado federal Carlos Jordy, investigado pela Polícia Federal no inquérito das fake news e um dos alvos da Operação Lesa Pátria, que tenta identificar os mentores da tentativa de golpe de Estado, em 8 de janeiro de 2023. 

Os canhões das fake news não apontam para Niterói por mero capricho. É muito mais do que uma simples eleição numa cidade que foi ex-capital. Niterói é um símbolo de resistência, não só por ter derrotado Bolsonaro, mas principalmente por sua longa história de compromisso social e democrático, marcada para sempre na arquitetura inclusiva de Oscar Niemeyer e no melhor índice de Desenvolvimento Humano do Estado (IDH), conquistas que passaram por governos de matrizes distintas, mas com o mesmo valor em comum: o respeito à verdade.

A extrema-direita se ressente de não ter conseguido avançar em Niterói, embora tenha tentado um golpe, em 2018, contra o mesmo Rodrigo Neves que agora está a um passo de retornar à prefeitura. O processo contra Rodrigo Neves, por óbvio, foi extinto pela Justiça a pedido do próprio Ministério Público, mas o golpismo segue vivo nos porões e se apresenta ao público com a roupagem das fake news.  

A eleição deste ano é uma batalha em defesa dos valores democráticos e os campos opostos estão muito bem definidos. De um lado, Rodrigo Neves com sua frente ampla, que prega o diálogo e reuniu 14 partidos em defesa do estado democrático e da parceria com o governo federal e instituições de ensino. De outro, o obscurantismo representado pela extrema-direita, com seu discurso de ódio e mentira, capaz de isolar Niterói dos avanços científicos e tecnológicos fundamentais para o desenvolvimento sustentável da cidade. A escolha de um povo reflete seu compromisso com o futuro.