ESCÂNDALO RELIGIOSO

Padre de Teresina é afastado pela segunda vez por “comportamento inadequado”

O que mais intriga a população é o fato de que, tanto agora como da primeira vez, em 2020, o verdadeiro motivo não ser revelado

Padre Jardel Moreira, afastado por "comportamento inadequado".Créditos: Divulgação / Arquidiocese de Teresina
Escrito en BRASIL el

A Arquidiocese de Teresina (PI) afastou, pela segunda vez, o padre Jardel Moreira dos Reis de suas funções sacerdotais, conforme comunicado divulgado na terça-feira (20). O motivo do afastamento, segundo a nota assinada pelo arcebispo Dom Juarez Marques, foi um "comportamento inadequado", embora detalhes específicos não tenham sido revelados.

A arquidiocese recebeu uma denúncia envolvendo o vigário da Paróquia Santíssima Trindade, localizada na Zona Norte da capital, no dia 2 de agosto deste ano. Em resposta à denúncia, o padre Jardel foi proibido de realizar missas públicas, administrar sacramentos, usar trajes clericais, ou se apresentar em nome da Igreja Católica como sacerdote.

Este não é o primeiro afastamento do religioso. Em setembro de 2020, quando atuava como pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Zona Sudeste de Teresina, ele também foi afastado após uma denúncia que não teve seu teor divulgado pela arquidiocese. Na ocasião, o caso foi encaminhado à jurisdição eclesiástica do Vaticano, em Roma, mas o padre foi reintegrado posteriormente ao clero local.

Em nota, nesta quinta-feira (22), a Arquidiocese de Teresina confirmou o afastamento atual do padre Jardel Moreira, reiterando que a decisão foi tomada pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques Sousa da Silva, e pelo chanceler da Cúria, Diácono Roberto Caminha Cavalcante. No entanto, a natureza exata do comportamento inadequado que motivou a medida continua não revelada.

Confira a nota da Arquidiocese de Teresina:

No dia 02/08/2024 a Arquidiocese de Teresina foi surpreendida com a informação de comportamento inadequado envolvendo o Rev.mo Padre Jardel Moreira dos Reis, presbítero desta Arquidiocese.

Dessa forma, a Igreja Particular de Teresina está tomando todas as providências devidas a essa situação. Por sua vez, Dom Juarez Marques Sousa da Silva, Arcebispo de Teresina, determinou o pronto afastamento do referido sacerdote de suas atividades eclesiásticas.

Por fim, a Arquidiocese de Teresina reafirma o seu compromisso e zelo para com o Povo de Deus e, neste momento delicado, convida a comunidade eclesial desta Arquidiocese de Teresina a se unir em oração.

Que Deus nos conduza no caminho da Verdade.