SP

Roubo de material radioativo em São Paulo causa preocupação nas autoridades: "mantenha distância"

Comissão Nacional de Energia Nuclear divulga imagens de fontes radioativas e alerta população para evitar novo "césio-137"

Fontes radioativas roubadas em São PauloCréditos: Divulgação/CNEN
Escrito en BRASIL el

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) publicou uma nota à sociedade informando que um caminhão que transportava material radioativo em São Paulo foi roubado na última segunda-feira (1).

As fontes radioativas ainda não foram encontradas pelas autoridades e, por isso, o conselho pediu publicamente para que a população se afaste caso aviste o material para evitar um acidente radiológico. 

Tanto o caminhão quanto as fontes possuem o símbolo internacional de perigo por material radioativo.

Caso você veja o material, a orientação é telefonar para o CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e chamar a polícia.

Símbolo internacional de perigo e radioatividade (Commons)

"Informamos que no dia 01 de julho de 2024 um veículo transportando fontes radioativas foi roubado na cidade de São Paulo. Esclarecemos que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde", afirma a nota.

"Por esse motivo, alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contacte imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a Polícia. No momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo encontravam-se sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante", completa o documento.

Veja fotos dos materiais roubados:

 

Temas