Katiuscia Torres Soares, conhecida como Kat Torres ou Kat A Luz por ter sido uma das namoradas de Leonardo DiCaprio e alcançado grande fama nas redes sociais, está há quase dois anos na prisão nos Estados Unidos, acusada de manter pessoas em condições semelhantes à escravidão e tráfico humano, após denúncias feitas por familiares e amigos das vítimas que deixaram suas vidas para morar com ela. Em decisão mais recente da Justiça, a influencer foi condenada a oito anos de prisão.
O caso veio à tona por meio de um boletim de ocorrência que investiga suspeitas de tráfico de pessoas e uma campanha online fraudulenta. A advogada Gladys Pacheco compilou diversas histórias de meninas que alegam ter passado por experiências semelhantes, com aproximadamente 15 pessoas que se consideram vítimas de Torres. A informação é da Folha de S.Paulo.
Te podría interesar
Torres inicialmente separou suas vítimas de seus círculos sociais, isolando-as para que se tornassem mais susceptíveis às suas sugestões, como apontou o jornal britânico BBC. Ela posteriormente as convidou para trabalhar nos Estados Unidos, onde as explorou em atividades como tarefas domésticas e, em alguns casos, até mesmo prostituição.
Em um documentário sobre o caso produzida pelo próprio jornal, chamado "Do like ao cativeiro: ascensão e queda de uma guru do Instagram", a advogada diz que Kat “pediu dinheiro para resolver, de forma milagrosa e secreta, os problemas destas vítimas”, destacou.
Te podría interesar
Quem é Kat Torres
Falsa guru espiritual, Katiusca tem 34 anos e foi presa em outubro de 2023 após chegar ao Brasil em um voo proveniente dos Estados Unidos, onde foi deportada junto com dezenas de outros brasileiros por estarem em situação irregular no país, essa mulher, que já atuou como atriz e modelo no exterior, ganhou uma grande quantidade de seguidores na internet com memes.
Ela havia alcançado estabilidade financeira em Los Angeles antes de supostamente começar a liderar uma seita religiosa. Recentemente, teve sua prisão preventiva decretada em solo brasileiro e foi transferida para um presídio feminino em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
O juiz determinou que a influenciadora atraiu Desirrê Freitas, de 28 anos, para os Estados Unidos com o propósito de explorá-la sexualmente. Além disso, ela está sendo investigada com base em denúncias feitas por outras mulheres.