RIO DE JANEIRO

Intolerância religiosa: Terreiro de umbanda é incendiado e tem imagens sagradas quebradas no RJ

Crime aconteceu em Maricá, na região metropolitana do estado; caso está sendo investigado pela Polícia Civil

Terreiro de Umbanda em Maricá é depredado.Créditos: Divulgação/Prefeitura Maricá
Escrito en BRASIL el

Na madrugada deste sábado (13), o Centro Espírita Axé das Almas, um terreiro de umbanda localizado no bairro de Itaipuaçu, em Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, foi alvo de intolerância religiosa. Criminosos invadiram o local e incendiaram o espaço, causando danos materiais consideráveis. Além disso, diversas imagens e utensílios sagrados foram destruídos.

Um vídeo compartilhado no X, antigo Twitter, mostra atabaques e imagens de santo quebrados. A vereadora de Niterói Benny Briolly (PSOL) condenou a invasão e afirmou já ter tomado as providências. “É inaceitável que o racismo religioso atinja o nosso povo de axé! Um boletim de ocorrência foi registrado, que a justiça seja feita”, escreveu em suas redes sociais.

O crime de intolerância religiosa contra o Centro Espírita Axé das Almas, em Maricá, configura uma grave violação da liberdade de culto garantida pela Constituição Federal Brasileira. O governo local se manifestou sobre o caso em um comunicado e disse que as investigações já estão sendo conduzidas.

"A Prefeitura de Maricá repudia de forma veemente o ataque sofrido na madrugada deste sábado (13/07) pelo Centro Espírita Axé das Almas. A Secretaria de Assuntos Religiosos afirma que está acompanhando as investigações do crime e presta total apoio e solidariedade à casa, bem como a seus gestores e frequentadores, sempre zelando pela liberdade de culto garantida na Constituição Federal", diz a nota.

Veja vídeo