Uma turbulência extrema abalou um Boeing 787 Dreamliner da Air Europa na madrugada desta segunda-feira (1º), deixando pelo menos 30 feridos entre os passageiros. A aeronave, que partia de Madri, na Espanha, com destino a Montevidéu, no Uruguai, foi obrigada a realizar um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em Natal, no Rio Grande do Norte.
O avião também sofreu danos consideráveis, impossibilitando o seu retorno imediato ao voo. A aeronave permanece retida no pátio do aeroporto, aguardando reparos. A informação sobre o pouso de emergência do avião no Aeroporto de Natal, na madrugada desta segunda-feira (1º), foi confirmada pela Zurich Airport Brasil, empresa que opera o aeroporto.
Te podría interesar
De acordo com a nota emitida pela empresa, às 2h32 da madrugada, a aeronave da Air Europa solicitou pouso de emergência em Natal devido a turbulência causada sobre uma região da atmosfera terrestre propícia à formação de tempestades severas e até mesmo furacões, chamada Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que provocou a convergência dos ventos alísios de nordeste e sudeste.
A situação gerou momentos de pânico e medo entre os ocupantes da aeronave, como mostra um vídeo gravado pelos passageiros:
Te podría interesar
A forte turbulência não só gerou momentos de pânico, mas causou ferimentos em diversos passageiros, especialmente entre os idosos a bordo. Segundo relatos de profissionais do SAMU, alguns passageiros idosos sofreram princípios de infarto. A Zurich Airport Brasil relatou em comunicado o “apoio médico para alguns passageiros, que foram encaminhados a unidade de saúde mais próxima da região para realizarem atendimento médico”.
O acidente resultou em sete pessoas com lesões de diferentes graus e diversos outros passageiros com pequenas contusões. Os feridos foram encaminhados para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, ainda de acordo com a companhia aérea.
Outros casos
Um passageiro de um voo da Singapore Airlines morreu no dia 21 de maio após uma turbulência severa durante o trajeto entre Londres, no Reino Unido, e Singapura, segundo informou a companhia aérea.
Através de uma publicação em sua página oficial no Facebook, a empresa confirmou que a aeronave, um Boeing 777, "encontrou forte turbulência" e que, além da vítima fatal, há "vários feridos". A mídia local fala em 30 pessoas com ferimentos, sem dar mais detalhes sobre seus estados de saúde.
Após a turbulência, o avião fez um pouso de emergência em Bangkok. Ao todo, havia um total de 211 passageiros e 11 tripulantes a bordo. Usuários das redes sociais que vêm acompanhando o caso através de monitoramento via satélite informam que, durante a turbulência, a aeronave chegou a "despencar" 6 mil pés. Leia mais nesta matéria da Fórum.
Menos de uma semana após a morte de um passageiro de um voo da Singapore Airlines, outra turbulência severa deixou estragos em um avião e 12 pessoas feridas. O novo incidente foi registrado neste no dia 26 de maio em um voo da Qatar Airways que saiu de Doha, Catar, com destino a Dublin, na Irlanda.
Seis passageiros e seis tripulantes bateram com a cabeça no teto do avião no momento da turbulência, registrada quando a aeronave sobrevoava a Turquia.
Todos os feridos foram avaliados por médicos antes de desembarcarem, sendo que 8 foram encaminhados a hospitais. O voo QR017 pousou em segurança em Dublin, segundo autoridades aeroportuárias, sob presença de serviços de emergência. Através das redes sociais, a Qatar Airways informou que o caso está sob investigação interna. “A segurança dos nossos passageiros e tripulantes é a nossa principal prioridade”, escreveu a companhia aérea. Leia mais nesta matéria da Fórum.