O nível das águas do Lago Guaíba, em Rio Grande do Sul, pode atingir a marca de 5,5 metros entre segunda (13) e terça-feira (14), ultrapassando o recorde anterior de 5,33 metros na última semana.
O informe é do boletim de previsões do Guaíba do Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atualizado na tarde deste domingo (12), às 12h.
Te podría interesar
De acordo com a UFRGS, todos os cenários de previsão reafirmam cheia duradoura e confirmam o repique da cheia com nova elevação de níveis para acima de 5 m. O valor do nível máximo a ser atingido entre segunda e terça-feira depende da ocorrência das chuvas adicionais previstas e vento sul forte, podendo alcançar em torno de 5,5 m.
Na manhã deste domingo (12), as águas do Guaíba seguiam elevadas em torno de 4,65 m. O recorde anterior de 5,33 foi alcançado no domingo (5) e apresentou recessão lenta até 4,46 m na quarta-feira (8) e no sábado (11).
Te podría interesar
O boletim ainda ressalta as recomendações considerando a elevada duração prevista e o repique da cheia, como manter a atenção a todas as áreas de risco, incluindo aquelas em que a inundação teve redução; atenção especial à população afetada; e ações imediatas para restabelecimento de infraestruturas e manutenção de serviços essenciais como o saneamento básico.
As águas do Lago Guaíba banham a capital Porto Alegre e também se estendem a outros quatro municípios da sua região metropolitana, como Eldorado do Sul, Viamão, Barra do Ribeiro e Guaíba.