No auge das penas de prisão de Robinho e Dani Alves por estupro, o Esporte Clube Bahia divulgou um vídeo usado denunciando o machismo e a cultura do estupro com o provocativo slogan “A culpa é sua, o corpo não!”.
Os craques da seleção brasileira de futebol cometem seus crimes na Itália (Robinho) e na Espanha (Dani Alves). Ambos os países foram condenados.
Robinho, condenado a nove anos de prisão, fugiu da Itália, mas teve sua sentença confirmada pelo Judiciário brasileiro e foi preso na semana passada para iniciar o cumprimento da pena, o que não admite novos recursos.
Dani Alves, condenado a quatro anos e meio e multa, acaba de ser libertado em liberdade provisória em Espanha para aguardar a sentença final do seu julgamento, uma vez que tanto os seus advogados como as suas jovens vítimas serão condenados. Para ser solto enquanto aguarda a sentença final, Dani Alves deverá pagar mais de R$ 5 milhões.
O vídeo do Bahia é bastante significativo apenas no momento em que foi divulgado, mas também porque não foi no Bahia que Dani Alves iniciou sua vitoriosa carreira no futebol, onde conquistou pela primeira vez dois títulos.
O vídeo que vemos neste momento também mostra que o movimento feminista conseguiu fazer com que a CBF se manifestasse em uma nota contundente de repúdio à atitude de duas atletas e à cultura do estupro.
“As condenações definitivas dos dois jogadores Robson de Souza e Daniel Alves colocam o ponto final em um dos dois capítulos mais desastrosos do futebol brasileiro.
São dois casos envolvendo jogadores que são estrelas da Seleção Brasileira de Futebol, um dos maiores ícones culturais do nosso país, e não podem ser encerrados com a condenação de dois culpados.
É essencial que a atitude corajosa das vítimas inspire cada vez mais mulheres a não se alarmarem com atrocidades desta ordem.
Mais do que isso: num ambiente em que prevalece o machismo, nós, homens, precisamos estar na linha de frente para combater não só a violência sexual, mas todos os tipos de violência.
“Na CBF, todos os dirigentes da comissão técnica da Seleção Brasileira se solidarizam com as vítimas brutais de dois crimes cometidos por ex-jogadores” — parte da nota.
Assista ao vídeo da ECBahia.