POPULAÇÃO BRASILEIRA

Qual o nome mais popular do Brasil? Site mostra quantos homônimos você tem

Ferramenta de buscas permite ver nomes mais comuns por região e estado; saiba como consultar

População brasileira teve aumento de 12 milhões de habitantes desde o Censo de 2010.Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

A curiosidade em torno da popularidade de nomes é bastante comum. Muitas pessoas se perguntam qual o nome mais popular do Brasil ou quantas pessoas têm o mesmo nome que o delas. O país conta hoje com mais de 214 milhões de habitantes, desde a última atualização do Censo, no ano passado, e um mesmo nome tem a probabilidade de se repetir várias vezes a cada ano com novos nascimentos. Entre os nomes diferentes, há mais de 130 mil variedades.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) coloca à disposição do público uma plataforma completa para consulta dos nomes mais populares no Brasil. Através do portal, é possível pesquisar a frequência de qualquer nome desde a década de 1930, com detalhamento a cada dez anos, até 2010. A ferramenta ainda permite a segmentação dos dados por estado, possibilitando a análise por região no país.

Como foi feito o levantamento

1. Variantes de Nomes

As diferentes grafias do mesmo nome foram contadas separadamente, como registradas na lista de moradores do domicílio, seja pela internet ou pelo recenseador.

  • Exemplos: Ana e Anna, Ian e Yan, Luis e Luiz.

Sinais diacríticos (acentos, cedilha, til) não foram considerados:

  • Exemplos: Antônio e Antonio, Luís e Luísa.

2. Sexo dos Moradores

O sexo dos moradores foi o informado no momento da coleta do questionário.

3. Frequência de Nomes:

Somente são apresentados nomes no portal com frequência superior a 20 no Brasil.

  • Para Unidades da Federação, a frequência mínima é de 15;
  • Para municípios, a frequência mínima é de 10.

Isso pode resultar em discrepâncias entre os totais. Os mesmos filtros são aplicados aos resultados por década.

Exemplo: O nome "Ana" aparece 100 vezes no Brasil. Em São Paulo, "Ana" aparece 50 vezes. Em São José dos Campos, "Ana" aparece 25 vezes.

A determinação da idade foi realizada através da pesquisa do mês e ano de nascimento. Dentro desse conjunto, alguns nomes se destacam como preferidos pelos pais em determinadas décadas, influenciados pela literatura, moda ou criatividade, enquanto outros nomes tornam-se menos populares. No entanto, é possível observar a constância na escolha de nomes bíblicos, que reflete a influência da religiosidade da população.

Qual o nome mais popular?

A Fórum acessou a ferramenta de buscas do IBGE para conferir e "Maria" lidera como o nome mais comum nos estados brasileiros, com 11.734.129 batismos. A maior frequência no Piauí; seguido por "José", com 5.754.529 registros, a maioria em Alagoas. E "Ana" completando o pódio, com 3.089.858 ocorrências, em sua maioria no Ceará. Para consultar, é só acessar este link e digitar o nome desejado. É possível observar a quantidade do nome pesquisado por região e estado, assim como ao longo das décadas.

Já em questão de um ano para outro, esses foram os nomes mais registrados em 2023, de acordo com o portal:

Masculinos:

  • Miguel (26.941 registros)
  • Gael (25.252 registros)
  • Arthur (23.816 registros)

Femininos:

  • Maria Alice (24.477 registros)
  • Helena (22.606 registros)
  • Alice (20.738 registros)

"Miguel" foi o nome mais popular entre os meninos. "Maria Alice" superou "Helena" pela primeira vez desde 2017, e o aumento foi atribuído à popularidade da escolha do nome para a filha de Virgínia Fonseca e Zé Felipe.