Os destroços de um avião de pequeno porte que estava desaparecido desde sexta-feira (20) foram localizados nesta quarta-feira (25) em uma área de mata fechada no município de Manicoré, no Amazonas. O piloto Rodrigo Boer Machado, de 29 anos, e o passageiro Breno Braga Leite, de 28, morreram e seus corpos foram localizados junto aos destroços.
A aeronave havia decolado de Porto Velho (RO) com destino a Manaus (AM), mas não chegou ao destino. Sem registro de plano de voo, o avião não foi detectado pelos radares, o que dificultou o rastreamento. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o último sinal de GPS indicou a posição da aeronave ao sudeste de Manicoré, antes de desaparecer.
Te podría interesar
As buscas mobilizaram equipes da FAB, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil, além de cães farejadores. Foram realizadas 18 horas de sobrevoo em uma área de aproximadamente 2.594 km². Na terça-feira (24), reforços chegaram à região, com a expectativa de localizar os tripulantes ainda com vida.
Os destroços foram encontrados a cerca de dois quilômetros da Comunidade Bom Jesus, em um local de difícil acesso. O impacto destruiu a fuselagem, que ficou presa em árvores, enquanto o motor foi encontrado no chão.
Te podría interesar
Sonho interrompido
Rodrigo Boer, que é de São José do Rio Preto (SP), havia ido ao Amazonas para realizar um sonho de sobrevoar a Floresta Amazônica. Ele havia informado a familiares sobre a viagem e enviado o GPS para que pudessem acompanhar sua rota. Antes da decolagem, relatou problemas na aeronave, mas acreditava que haviam sido resolvidos após revisões.
A mãe de Rodrigo, Nagila Boer Machado, fez apelos nas redes sociais durante os primeiros dias de buscas, demonstrando esperança de reencontrar o filho.
Investigação
As causas do acidente estão sendo investigadas pelo Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), com o apoio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e autoridades locais.