A Nestlé divulgou, nesta segunda-feira (2), que decidiu recolher, de forma voluntária e preventiva, lotes do produto “Meu Primeiro Lanchinho”, marca Mucilon.
A medida foi tomada em consequência da presença de aflatoxina em concentrações acima do estabelecido pela legislação. Trata-se de uma toxina produzida por um grupo de fungos
Te podría interesar
Produtos que serão retirados:
-Meu Primeiro Lanchinho – Snack de Morango e Banana, sachê de 35 g, com as datas de validade em 01/05/2025, 01/06/2025 e 01/07/2025, dos lotes especificados.
Te podría interesar
-Meu Primeiro Lanchinho, marca Mucilon® – Snack de Laranja e Banana, sachê de 35 g, com datas de validade em 01/06/2025, dos lotes especificados.
O que diz a Nestlé
A empresa ressaltou que “durante análises de qualidade de rotina, a Nestlé identificou a presença de aflatoxina em níveis acima do estabelecido pela legislação vigente”.
O consumo de alimentos com essa toxina por período prolongado pode prejudicar a saúde, podendo provocar, em casos extremos, problemas no fígado.
As aflatoxinas são naturalmente encontradas em determinados alimentos e são produzidas por um grupo de fungos, que se desenvolvem em ambientes úmidos e quentes.
Ainda conforme a Nestlé, “as quantidades de aflatoxina encontradas nos produtos estão muito abaixo da necessária para causar qualquer reação aguda e imediata. A esse respeito, a Nestlé esclarece que, para a intoxicação aguda, seria necessário o consumo diário de 18 kg de produto (ou 508 pacotes de 35 g) por um período de uma a 3 semanas. Portanto, não se prevê toxicidade aguda para os consumidores”, garantiu.
A Nestlé destacou, ainda, que o “recolhimento está restrito aos lotes e produtos indicados acima e está sendo realizado coordenadamente com as autoridades. Nenhum outro produto ou lote está afetado por esse recall”. A marca avisou que, por isso, “todos os produtos afetados tiveram sua distribuição e comercialização suspensas e serão destruídos. A segurança e qualidade dos alimentos continua a ser nossa principal prioridade”.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.