Na última semana, o debate sobre o fim da escala 6x1 ganhou forte repercussão nas redes sociais e uma pesquisa mostrou que a grande maioria das postagens era favoráveis à PEC proposta pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que pede a redução da jornada de trabalho.
O levantamento feito pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados apontou que 67% das publicações apoiam o movimento pelo fim da escala 6x1. As postagens foram coletadas entre 7 e 12 de novembro e contempla cerca de 30 mil postagens em cinco plataformas: X (antigo Twitter), Instagram, Facebook, Tik Tok e LinkedIn.
Te podría interesar
LEIA TAMBÉM: Vida Além do Trabalho: O movimento que luta pelo fim da escala 6x1
Do outro lado, apenas 7% das postagens foram contrárias à proposta. Além disso, 26% apresentaram um tom neutro ou isento.
Te podría interesar
O CEO da Nexus, Marcelo Tokarski, em entrevista à CNN, afirmou que o assunto “furou” bolhas ideológicas e que os dados da pesquisa revelam que haverá pressão popular sobre os parlamentares para aprovação da PEC, que tem apoio entre esquerda, centro e direita.
“O tema se transformou em fenômeno das redes. Além de mostrar a eficiência da narrativa dos promotores da PEC, revela ainda o interesse dos brasileiros, independentemente de suas posições político-partidárias, em se manifestar sobre isso nas redes sociais”, diz Tokarski.
Apoio à PEC em cada rede social
A plataforma X (antigo Twitter) foi a que mais apresentou postagens favoráveis ao debate sobre o fim da escala 6x1. Na rede social, 87% das pessoas são a favor, enquanto somente 8% são contra e o índice de neutralidade é baixo.
A segunda rede social com mais postagens favoráveis é o Tik Tok, com maior parte do público sendo composta por jovens. Na plataforma, 86% dos conteúdos são favoráveis e só 3% são contra.
Em seguida, aparece o Linkedin, onde 75% apoiam o fim da escala 6x1. Por outro lado, a rede apresenta o maior número de pessoas contrárias à proposta: 9%.
No Instagram, 64% dos internautas são favoráveis ao fim da escala 6×1 e 5% são contrários. No Facebook, predominam postagens com tons neutros e compartilhamentos de notícias sobre o tema, mas sem apresentação de opiniões.
Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky