ELEIÇÕES 2024

Últimas pesquisas Datafolha e Quaest medem efeitos do debate da Globo e laudo falso de Marçal contra Boulos

Levantamentos são os últimos antes do primeiro turno da acirrada eleição à prefeitura da capital paulista

Ricardo Nunes, Guilherme Boulos e Pablo Marçal.Créditos: Reprodução/YouTube/Leandro Paiva/@leandropaivac/RS via Fotos Públicas
Escrito en BRASIL el

Os institutos Datafolha e Quaest divulgam, neste sábado (5), suas últimas pesquisas sobre a disputa pela prefeitura de São Paulo (SP) antes do primeiro turno das eleições, que será realizado no domingo (6). 

A pesquisa Datafolha será a maior do instituto nesta campanha. Serão realizadas, ao todo, 2.052 entrevistas em toda a cidade de São Paulo, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Já a Quaest ouvirá 2.400. 

Ambas as sondagens contarão com entrevistas feitas neste sábado (5). Os estudos, portanto, já medirão quais efeitos o laudo falso criado por Pablo Marçal (PRTB) para atacar Guilherme Boulos (PSOL) e o debate da Globo realizado na última quinta-feira (3) podem ter surtido na opinião pública. 

Como foi o último Datafolha 

A última pesquisa Datafolha, divulgada na tarde de quinta-feira (3), sobre a corrida eleitoral à prefeitura de São Paulo mostra, finalmente, uma alteração no cenário geral que vinha se mantendo nas últimas semanas. Alteração em termos, já que a pontuação dos três primeiros colocados segue muito semelhante, mas a ordem dos nomes e as oscilações parecem dar um rumo diferente em relação àquilo que era constatado até então.

Guilherme Boulos (PSOL) assumiu a liderança com 26% das intenções de voto, um ponto percentual a mais do que na semana passada, quando apresentou 25%. Já o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), perdeu três pontos percentuais e caiu de 27%, quando era líder, para 24%, empatando com o coach goiano Pablo Marçal (PRTB), que alavancou dos 21% há uma semana para também 24%.

Em síntese, Boulos teve melhora discreta, manteve crescimento e rumou para a primeira colocação no primeiro turno, enquanto Marçal apresentou muito bom crescimento, se cacifando como nome para o segundo turno, e Nunes derreteu ao perder três pontos e sair de um relativo favoritismo para a possibilidade até de ficar pelo caminho já na primeira fase da eleição.

Na quarta posição aparece Tabata Amaral (PSB), que foi a 11% das intenções de voto (ela tinha 9% na última edição da sondagem), seguida por José Luiz Datena (PSDB), que caiu dois pontos e ficou com 4% da preferência do eleitorado, pondo fim ao empate técnico que mantinha com a deputada federal. Em quinto vem Marina Helena (Novo) com os mesmos 2% de sempre.

Como foi a última Quaest

A última pesquisa Quaest divulgada na noite de segunda-feira (30) um empate técnico triplo entre Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB). 

O atual prefeito tinha 24% das intenções de voto, um ponto percentual a menos que há sete dias. Logo atrás, com 23%, surgia o deputado federal que é o candidato do presidente Lula, obtendo o mesmo índice que no último levantamento. O coach goiano de extrema direita vinha logo na sequência, em terceiro lugar, com 21% da preferência do eleitorado.