Uma nota de indignação foi emitida pela Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD), defensora do SUS e dos direitos humanos, condenando a falsificação de atestado médico que vinculava o candidato Guilherme Boulos (PSOL) ao uso de drogas.
O ex-coach e candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), foi alvo da crítica da ABMMD, que classificou a ação como “criminosa”. A associação destacou a necessidade respeito nas disputas eleitorais, ressaltando o perigo da desinformação às vésperas da eleição.
Te podría interesar
Ainda segundo a ABMMD, “é incontestável que, no dia em que Boulos supostamente teria sido “internado”, ele estava, na verdade, em atividade política e, no dia seguinte, em outro município de São Paulo, conforme amplamente comprovado”, diz o comunicado.
Nota completa
A Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD) reafirma seu compromisso apartidário, mas vem a público manifestar sua profunda indignação diante do episódio criminoso envolvendo a falsificação de um atestado médico, já desmascarado pela grande imprensa e pelo candidato Guilherme Boulos, a prefeito de São Paulo.
Te podría interesar
A utilização de um atestado médico falso para associar o candidato a um suposto uso de drogas é um ato criminoso, que deve ser apurado rapidamente, com responsabilização criminal e na justiça eleitoral. O fato de envolver um profissional médico falecido há anos, cujo CRM foi utilizado, torna a situação ainda mais grave.
É igualmente preocupante que a falsificação tenha partido de uma clínica apoiadora do candidato Pablo Marçal, evidenciando uma tentativa clara de subverter o processo eleitoral com mentiras e manipulações. Já está provado e é incontestável que, no dia em que Boulos supostamente teria sido “internado”, ele estava, na verdade, em atividade política e, no dia seguinte, em outro município de São Paulo, conforme amplamente comprovado.
A ABMMD repudia com veemência o envolvimento da medicina em práticas fraudulentas e criminosas e apoia firmemente as ações de responsabilização dos envolvidos. A democracia exige respeito, seriedade e ética, e o povo de São Paulo não será enganado por quem tenta tumultuar as eleições com mentiras e calúnias.
Seguiremos firmes na luta pela verdade, pela democracia e pela justiça!
Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia - ABMMD
A ABMM é conhecida por sua atuação médica alinhada à democracia. Em abril deste ano, a instituição lançou um abaixo-assinado contra o presidente do Conselho Federal de Medicina, solicitando a suspensão imediata da “enquete” sobre a vacinação contra a Covid em crianças. O documento também apoia a declaração de diversas entidades com o título “Mais uma vez, o CFM atenta contra a saúde e a ciência!”.