ELEIÇÃO EM SP

Nunes tenta rebater Lula mas é desmentido por contrato da Enel

Prefeito de SP e candidato à reeleição se enfureceu com o presidente depois que documento revelou que administração municipal estaria incumbida de podar árvores na capital

Prefeito Ricardo Nunes e o presidente Lula.Créditos: TV Cultura e Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, está enfurecido com presidente Lula (PT) depois que o chefe de Estado citou sua responsabilidade no caótico apagão na capital paulista, por conta de uma cláusula do contrato de concessão celebrado com a Enel que deixa claramente a administração municipal como incumbida de realizar as podas de árvores na cidade. Lula lembrou ainda que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), cujo presidente foi indicado por Jair Bolsonaro (PL), não faz o que deveria fazer.

“Todo prefeito e vereador sabem que toda vez que chove tem problema de árvore. Era obrigação do prefeito ter podado. Não podou porque não olha para cima... Nós temos uma agência de regulação que não regula e não fiscaliza, foi feito convênio com a agência de fiscalização de São Paulo que também não regula e fiscaliza, e temos a Prefeitura que assumiu o compromisso e não fiscaliza”, disparou o presidente numa live este sábado (19) ao lado do candidato Guilherme Boulos (PSOL).

Irritado com a fala de Lula, o postulante do MDB resolveu partir para cima do ocupante do Palácio do Planalto com a mesma versão insistente de que não tem culpa no episódio dos arbustos que caíram com a tempestade da última semana, deixando centenas de milhares de pessoas sem luz por dias em São Paulo.

“Enquanto eles falam e não agem eu estou trabalhando. É lamentável que o presidente da República se preste a um papel desse, estando no contrato da Enel que ele pode fazer o decreto de caducidade ou intervenção e não faz para vir aqui fazer um ataque desse, muito fora do padrão do que a gente espera de um presidente”, disse Nunes, sem, no entanto, contestar o trecho do contrato que atribui à prefeitura o serviço de podas.

O candidato apoiado por Bolsonaro já tinha sido outras vezes confrontado sobre o item 4.8 do aditivo constante no contrato assinado com a Enel, que diz expressamente que “a ENEL SP poderá submeter à avaliação de SMSUB [Secretaria Municipal das Subprefeituras] situações que entendem necessária a supressão de árvore em razão de riscos à segurança da população” , reiterando de forma insistente, como no debate da Band, que a responsabilidade pelas podas era da Enel.

Agenda de Boulos suspensa, mas teve live com Lula

A chuva em São Paulo fez com que Guilherme Boulos (PSOL) alterasse a agenda que o candidato faria ao lado do presidente Lula neste sábado (18), quando estavam previstas caminhadas no Grajaú, zona sul, e São Mateus, região oeste da capital.

"Em virtude da chuva que atingiu a cidade neste sábado, comunicamos que as caminhadas de Lula e Boulos na zona sul e na zona leste estão canceladas", dizia comunicado da campanha do psolista divulgado mais cedo.

À tarde, Boulos participou de uma live com o presidente da República, que em tom descontraído brincou com a meia lilás do deputado federal, cheias de “50”, que é seu número de candidato a prefeito. Lula pediu ainda àqueles eleitores que anularam o voto no primeiro turno que, desta vez, votem em Boulos pelo bem da maior cidade do país.

“Nós respeitamos, porque sua decisão é sagrada, mas agora está na hora de escolher definitivamente o que você quer para a sua família, para a sua rua, sua vila e seu bairro”, falou ainda o estadista.

Debate na Record TV

As assessorias dos candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) confirmaram suas presenças no debate eleitoral desta noite de sábado (19), na Record TV, após uma série de "fugas" do candidato da extrema direita, que desmarcou participações sistematicamente, e em cima da hora, esta semana. A transmissão está marcada para começar às 21h.

Veja o trecho do contrato que mostra a responsabilidade da Prefeitura:

Detalhe da responsabilidade da Prefeitura de SP na poda das árvores consta no item 4.8