SENTENÇA

30 anos de prisão: Blogueira que pagou para matar ficante é condenada em MG

Ideia da influencer, muito conhecida nas redes por sua linha de cosméticos, era “dar um susto” no comerciante, mas o homem acabou assassinado. Relembre o caso

A blogueira Isabela Pereira Gomes.Créditos: Redes sociais/Reprodução
Escrito en BRASIL el

A Justiça de Minas Gerais condenou na noite de segunda-feira (8) a blogueira Isabela Pereira Gomes a 30 anos de prisão por ter mandado matar o comerciante Leandro Rezende Morais, uma espécie de ficante dela, em Contagem (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte. O crime ocorreu em meados de 2022 e, segundo as investigações, teria sido encomendado pela jovem, muito conhecida nas redes sociais por sua linha de cosméticos, que estaria inconformada por não conseguir formalizar e manter uma relação com a vítima. A ideia inicial de Isabela era apenas “dar um susto” em Leandro, mas os executores teriam o matado “sem intenção”.

Os autores materiais do crime, Henrique Francisco Ramos Flores, Sinval Júnio Alves Faria e Vitor Ferreira Gabriel foram condenados a 22 anos e meio de prisão cada um, pelos crimes de roubo majorado e latrocínio, os mesmos atribuídos à autora intelectual.

No curso do inquérito, ficou demonstrado que a blogueira abordou três homens numa praça da cidade mineira e ofereceu a eles R$ 5 mil para que entrassem na residência do comerciante, à época com 36 anos e que era dono de uma padaria, para que lá o surrassem e o deixassem “em estado de coma”. Ela ainda informou aos ‘contratados’ que no imóvel existiriam objetos valiosos, dinheiro e joias, que poderiam ser levados pelos criminosos. No entanto, Leandro acabou estrangulado por um fio elétrico, morrendo no local.

Nas delegacias da região havia muitos boletins de ocorrência contra a vítima, que estaria sendo alvo de perseguição por parte da ex-ficante, que dizia aos policiais que era ameaçada. No entanto, várias imagens de câmeras de segurança e testemunhas ouvidas mostraram que era ela, na verdade, quem vivia atrás de Leandro o importunando e fazendo escândalos nos locais que ele frequentava.

Namoro nunca existiu

À época do crime, um amigo próximo da vítima, identificado como Alexandre Luiz Nunes, em conversa com uma equipe de reportagem da Record TV, contou que Isabela e Leandro nunca foram namorados e que o comerciante jamais quis assumir qualquer compromisso com a blogueira. Segundo Nunes, o que os dois tiveram foi uma relação passageira e informal, embora Isabela não deixasse o ficante em paz, o perseguindo em locais público e agredindo mulheres com quem ele também se relacionava.

Numa das acusações de ameaça e de violência que Isabela fez formalmente na polícia contra Leandro, ela conseguiu uma medida protetiva para que o suposto namorado não se aproximasse dela, mas imagens de câmeras de segurança da padaria da vítima e de locais frequentados por ele mostram que a blogueira era quem ia atrás do pretendido.

Nunes disse ainda que nos últimos tempos Leandro parecia preocupado, desde que começou a se relacionar com uma amiga da acusada de assassinato. Ele vinha sendo cada vez mais perseguido e estariam também sendo ameaçado.