JUSTIÇA

OAB faz menção elogiosa a juíza que tratou preso com dignidade

Caso viralizou nas redes e magistrada foi atacada por Deltan Dallagnol e Nikolas Ferreira e orda da extrema direita; confira comentário da Dri de Lorenzo, no 'Corte da Dri'

Créditos: Fotomontagem (Reprodução redes sociais)
Escrito en BRASIL el

A OAB Roraima concedeu uma Menção Elogiosa à juíza Lana Leitão Martins, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por sua conduta ética e humanizada em Audiência de Custódia.

A magistrada aparece em um vídeo que viralizou nas redes em que ela trata bem um preso durante uma audiência de custódia

A juíza ordena para que os policiais retirem as algemas do preso Luan Gomes, de 20 anos, sirvam uma xícara de café e ainda pergunta se ele está com frio. Após a confirmação, ela manda que desliguem o ar condicionado da sala.

Reconhecimento

A menção foi feita em virtude da atuação dela nesse episódio, ocorrido dia 10 de janeiro de 2024. A gravação em vídeo dessa audiência ganhou grande repercussão nas redes sociais e foi tema em diversos jornais do país.

O reconhecimento foi formalizado nesta sexta-feira (12), pelo presidente da OAB Roraima, Ednaldo Gomes Vidal, em ofício endereçado ao Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida; ao presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento; e ao presidente da Associação de Magistrados de Roraima (AMARR), juiz Marcelo Oliveira.

No ofício, Ednaldo Gomes Vidal enfatizou que a magistrada foi elogiada pela sua exemplar prestação de serviços, em conformidade com a Constituição Federal de 1988, o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, a Convenção Interamericana sobre Direitos Humanos, o Código de Processo Penal, e outras legislações e resoluções relevantes.

"A juíza Lana Leitão foi destacada por aplicar de forma efetiva o ordenamento jurídico, respeitando as normas de segurança sanitária e os direitos da pessoa presa, atuando com excelência, agilidade e dedicação, sempre guiada pela ética e compromisso institucional", afirmou o presidente da OAB Roraima.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by OAB Roraima (@oabroraima)

Ataques da extrema direita

Depois que o vídeo da atitude humana da juíza Lana Leitão Martins foi divulgado, ela passou a ser atacada pela extrema direita nos nas redes sociais.

Entre os detratores que reclamaram do tratamento humanizado estão o ex-deputado federal cassado e ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol e o deputado federal Nikolas Ferreira.

Assista ao comentário da Dri de Lorenzo