LUTO

Morre Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Embratur

O executivo foi responsável por impulsionar o setor de Turismo no país e deixa um enorme legado

Sanovicz era um dos principais nomes da aviação e turismo no país.Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

Eduardo Sanovicz, importante personalidade dentro do mundo da aviação comercial e do turismo no país, morreu neste sábado (2), em Santos (SP), aos 63 anos. Ele ocupava a presidência do Conselho Deliberativo da  Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), após 11 anos à frente da presidência da associação.

O executivo vinha lutando contra o câncer e o comunicado sobre seu falecimento veio através da família, nas redes sociais. Pouco antes da confirmação da morte do executivo, familiares fizeram relatos sobre seus últimos momentos com vida.

“Eduardo iniciou sua partida. Está confortável, ouvindo Titãs e outras músicas da MPB, com aroma de lavanda no travesseiro, rodeado pelos filhos Mariana, Carolina, Gabriela e Artur, as 4 Jóias da Coroa que ele tanto ama, por mim, sua mãe Diva, seu irmão Marcelo e sua cunhada Vera. Desde o início, sempre presentes, os anjos da guarda de apoio médico, agora para monitorar o processo que está ocorrendo de forma natural, ou seja, seu próprio corpo já está produzindo sua sedação”, diz o informe. 

Sanovicz escolheu Santos, “cidade do coração”, para passar seus últimos momentos de vida. “Precisava ver o mar e olhar para o horizonte!!! Coisas que ele prezava enormemente.”, dizem os familiares

A Embratur, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, também prestou homenagem a Sanovicz: “Mestre para uma geração de trabalhadores do Turismo, Sanovicz sempre soube compartilhar seu conhecimento e construir coletivamente, suas equipes de trabalho eram verdadeiros times, jogavam junto. Com mais de 35 anos de dedicação ao setor turístico, Eduardo deixa um grande legado para a promoção do turismo internacional brasileiro.”

O velório acontece neste sábado à partir das 14hs no Memorial Necrópole Ecumênica, na avenida Nilo Peçanha, 30, Bairro do Marapé, em Santos.

Entrevista à Fórum

Em novembro de 2022, Eduardo Sanovicz comentou sobre os impactos para a malha aérea do bloqueio de estradas por bolsonaristas que não aceitavam o resultado das eleições presidenciais. Presidente da ABEAR à época, ele alertou sobre o prejuízo no transporte de órgãos para transplantes, no transporte de cargas e remédios por todo o país e no desabastecimento de combustível.

Trajetória

Sanovick era graduado em História, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP e professor doutor do curso de turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). 

Na área da aviação e do turismo, foi diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado (2007 a 2011); vice-presidente da ICCA — International Congress & Convention Association (2001 a 2007); presidente da Embratur (2003 a 2006), sendo responsável pela implantação do Plano Aquarela e pela criação da Marca Brasil; presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (2001 a 2003); diretor de operações do São Paulo Convention & Visitors Bureau (1997 a 2000); e diretor de turismo da Prefeitura Municipal de Santos (1993 a 1996).

Em agosto de 2012, assumiu a presidência da ABEAR, cargo que deixou em maio de 2022, assumindo como presidente do Conselho Deliberativo da associação.