BAHIA

PF é morto em confronto com grupo de 40 criminosos na Bahia

Bandidos fugiram para uma área de mata fechada após emboscada; 4 pessoas morreram

Policiais atuam em operação em Salvador para combater o tráfico de drogasCréditos: Alberto Maraux/SSP-BA
Escrito en BRASIL el

Um policial federal e outras quatro pessoas morreram em uma emboscada no bairro de Valéria, em Salvador, na Bahia, na manhã desta sexta-feira (15). O tiroteio ocorreu durante a execução da Operação Fauda, que busca combater o crime organizado na capital baiana.

Durante o confronto, o policial federal Lucas Monteiro Caribé foi atingido e não sobreviveu aos ferimentos. Outros dois agentes de segurança também foram alvejados: o policial civil Vockton Carvalho e o policial federal Hosannah Caria Carneiro. Todos foram levados ao Hospital Geral do Estado (HGE).

Outros quatro suspeitos de participarem da emboscada também foram assassinados a tiros no meio do confronto, mas não tiveram seus nomes divulgados pela Secretaria de Segurança Pública. 

A Operação Fauda entraria no bairro de Valéria para combater uma organização criminosa que opera na região. Porém, quando chegavam ao local, os policiais civis e federais foram surpreendidos com um grupo de 40 criminosos fortemente armados na estrada do Derba.

O conflito, então, teve grandes proporções. A maioria dos criminosos se refugiaram em uma região de mata fechada. Dois dos vitimados no confronto foram encontrados nessa região inabitada.

Desde o início da operação, foram apreendidos dois fuzis, duas pistolas, carregadores, munições, rádios de comunicação e vestimentas camufladas dos criminosos.

Polícia Federal lamenta morte de agente

Em nota publicada nas redes sociais, a PF lamentou a morte de Lucas Caribé Monteiro de Almeida. Além disso, a entidade afirma que vai apurar o caso.

"Informamos, ainda, que a Polícia Federal está empenhada e acompanhando de perto a investigação das circunstâncias que envolveram o falecimento", diz o comunicado.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se pronunciou sobre o caso. "Eu quero me solidarizar com a Polícia Federal, que perdeu um homem na iniciativa de uma operação, em Valéria. É uma iniciativa da polícia em desmontar a atuação do crime organizado na Bahia", disse;

O que a PF está fazendo na Bahia

Desde o mês de agosto, a Polícia Federal tem estado envolvida em ações na Bahia como parte de um convênio de colaboração entre o governo estadual e o governo federal com o objetivo de combater a atividade criminosa no estado.

A Operação Fauda fazia parte de um esforço da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), um grupo especial da PF especializado em combate a facções criminosas. Ela conta com apoio da Polícia Civil da Bahia.

Em agosto deste ano, a PF iniciou uma colaboração com o governo estadual da Bahia para reduzir os confrontos entre policiais e grupos criminosos no estado.

Vale ressaltar que entre julho e agosto deste ano, a violência na Bahia se intensificou drasticamente. Uma série de operações policiais na periferia soteropolitana causaram mais de 30 mortes, em uma verdadeira guerra entre organizações criminosas e a Polícia Militar da Bahia, considerada uma das mais violentas do mundo.