EDUCAÇÃO

Encceja 2023: tudo o que você precisa saber sobre a prova que é aplicada neste domingo

Mais de 1 milhão de estudantes buscam certificação dos ensinos fundamental ou médio; saiba mais

Prova ajuda a obter certificação de ensino fundamental e médio.Créditos: Divulgação/MEC
Escrito en BRASIL el

A prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 está sendo aplicada neste domingo, dia 27 de agosto, no período da manhã e depois terá sua segunda aplicação no período da tarde. 

Ao todo mais de 1,1 milhão de inscritos, isto é 1.104.146 de estudantes, serão contemplados. Mas, afinal, o que é a prova do Encceja, para o que serve, como se preparar e o que é cobrado? A Revista Fórum trouxe todas as informações que você precisa saber para realizar o exame, confira:

O que é o Encceja?

Criado em 2002, o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é uma avaliação criada pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para dar oportunidade às pessoas que não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio. O exame as ajuda a obterem o certificado para estas fases de ensino.

Para o que serve?

Para concluir as fases de ensino, a prova aplicada mede as habilidades e conhecimentos desses estudantes. Caso o estudante alcance a nota mínima no Encceja exigida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), já pode obter os diplomas de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.

Com qual idade pode fazer a prova?

A idade mínima exigida para obter a certificação do ensino fundamental, é de pelo menos 15 anos. Já para o ensino médio, o participante deve apresentar idade mínima de 18 anos. Quando abertas, as inscrições são feitas neste site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.

Tem que pagar a prova?

Não. As provas do Encceja são gratuitas, basta realizar a inscrição.

O que é cobrado?

Composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação no modelo dissertativo-argumentativo (como o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem), o Encceja exige para o ensino fundamental as disciplinas de: ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira, artes e educação física, história e geografia e redação.

Já para o ensino médio, são exigidas as seguintes disciplinas: ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e redação.

Para obter a conclusão referente, o participante precisa atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das provas, em uma escala de 60 a 180. Para a redação, é necessário ter nota igual ou acima de 5.

O que é preciso levar para o dia do exame?

É preciso que o estudante esteja em mãos com o documento original de identificação com foto válido, cartão de confirmação (indicado, mas não obrigatório), um lanche (opcional) e uma caneta esferográfica preta de tubo transparente

Nas salas de aplicação, objetos como óculos escuros, caneta de material não transparente, lápis, borrachas, réguas, corretivos, livros, dispositivos eletrônicos, entre outros, deverão ser colocados no envelope porta-objetos ou entregue ao chefe da sala.

Quais os horários?

Pela manhã - prova de Ciências Naturais e Matemática

  • Abertura dos portões: 8h
  • Fechamento dos portões: 8h45
  • Início das provas: 9h
  • Término das provas: 13h

Pela tarde - prova de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação

  • Abertura dos portões: 14h30
  • Fechamento dos portões: 15h15
  • Início das provas: 15h30
  • Término das provas: 20h30

Para conferir o local de aplicação das provas, é só acessar este link http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial. De acordo com o cronograma, os gabaritos estão previstos para sair dia 11 de setembro e os resultados, dia 22 de dezembro de 2023.